Balanço (postado em 28 de Dezembro 2020)

 


Apesar das enormes dificuldades enfrentadas pelo setor cultural com a pandemia, o LAB das Artes conseguiu resistir a esse ano que deve ser esquecido. Fomos atingidos duramente, pois quase todas as formas de financiamento do LAB foram bloqueadas com o fechamento às atividades presenciais. Por isso tomamos a excepcional decisão de participar dos editais da prefeitura de Franca através da Lei Aldir Blanc, participando e apoiando os agentes culturais locais que se organizaram para resistir aos tempos difíceis que ainda enfrentamos frente ao (des)governo Bolsonaro, avesso e inimigo da cultura e a pandemia. Conseguimos a duras penas realizar a Feira do LAB, com todos os protocolos de segurança e participação reduzida de artistas e artesãos.
Se a intensa programação prevista para o ano foi descumprida, em compensação passamos a atividades remotas: reuniões, lives e publicações pelo site, facebook e instagram foram a forma encontrada de continuar mostrando que continuamos na luta, produzindo. Com os recursos a serem obtidos pela Lei Aldir, prometidos para essa semana pela prefeitura, pretendemos realizar contrapartidas e realizar projetos que não tinham financiamento total: o Festival Internacional de Gravura será realizado em 2021 assim que pudermos reabrir com segurança, o livro "Vila Franca Del Rey, 200 anos de arquitetura e urbanismo" do arquiteto Mauro Ferreira, deverá ser lançado no formato e-book para comemorar os 200 anos da cidade de Franca, o projeto de educaÇão patrimonial do "Jogo da Memória" elaborado por Matheus Fernandes será implementado, o projeto DsTak do acervo terá continuidade no próximo ano, exposições virtuais e presenciais estão programadas. Boas Festas e um Feliz 2021, com vacina e cuidados com a saúde.

 

Aluno do Laboratório das Artes disputa Troféu HQMix (postado em 02 de Dezembro 2020)

 


A organização da 32ª edição do Troféu HQMix anunciou os vencedores da edição deste ano. O Pipoca & Nanquim venceu o prêmio de Editora do Ano pelo terceiro ano consecutivo e Jefferson Costa venceu na categoria de desenhista nacional. Grata surpresa para o Laboratório das Artes foi a indicação do seu ex-aluno Gleisson Cipriano para a categoria Novo Talento Desenhista. A premiação só será anunciada no dia da exibição da cerimônia oficial, que ocorrerá no dia 12 de Dezembro às 18h no canal do Youtube do Centro de Pesquisa e Formatação e pelas redes sociais do SESC SP.

NOVO TALENTO - DESENHISTA (RESULTADO EM 12/12)

AndreLuis da Silva Pereira - Tuhu e o Andarilho do Tempo
• Brendda Maria - Cais do Porto
• Deborah Salles - Viagem em volta de uma ervilha

• Fabio Quill - Amálgama
• Gio Guimarães - Hologramas
Gleisson Cipriano - Caçada Azul
• Greg - O obscuro fichário dos artistas mundanos
• Gustavo Novaes - A Cabana
• Juliana Fiorese - Lenora
• Natália Vulpes - A Casa da Lua Cheia
• Renato Dalmaso - O Elísio: Uma Jornada ao Inferno
• Victor Harmatiuk - Shimra

 

LAB selecionado para premiação (postado em 02 de Dezembro 2020)

 


A pandemia de Covid-19 atingiu duramente o setor cultural. Obrigados a fechar, ficamos sem condições de oferecer serviços como os cursos de arte e sem ter como realizar as atividades presenciais que são a razão de ser de sua existência. Secaram as fontes de patrocínio privado, pela inviabilização dos projetos em andamento e de exposições. Por isso, o LAB pela primeira vez em sua história buscou recursos públicos para sua manutenção. Nesta semana, o Diário Oficial de Franca trouxe o anúncio que o Laboratório das Artes de Franca foi uma dos movimentos culturais da cidade selecionado para receber o prêmio previsto no Edital para seleção de agentes culturais (pessoas, grupos ou entidades) que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do município, o que representa sua importância na vida cultural local. Caso a premiação seja homologada, o LAB receberá os recursos da Lei Aldir, indispensáveis para a manutenÇão das atividades culturais e da sede.

 

Feira do LAB(postado em 02 de Dezembro 2020)

 


A tradicional Feira do LAB será realizada neste ano, embora de forma reduzida e preferencialmente em sistema drive thru para entrega. A data marcada na sede é o dia 12 de Dezembro, das 9 às 16 horas, mas qualquer interessado nos produtos de artistas e artesãos estarão disponíveis para entrega antecipada. No dia 12, o LAB estará aberto à visitação presencial, com limitaÇão de 40% da lotação, tendo controle de entrada e saída. O ideal é agendar horário de visita para evitar espera. Demais medidas de prevenÇão sanitária serão obrigatórias, como uso de máscara e álcool gel, que ficará a disposição dos visitantes e expositores.

 


INICIAL ...