REGINA SILVEIRA
 
 

Regina Silveira (Porto Alegre, 1939) é uma artista plástica e arte-educadora brasileira. Iniciou sua formação em Porto Alegre, principalmente em pintura e gravura, com importantes artistas, entre eles, Iberê Camargo.
Começou a trabalhar como pintora e no final da década de 1960 entrou em contato com a arte conceitual.
Nos anos 70 iniciou trabalhos com malhas e perspectivas, através da série Labirintos. Começou a utilizar imagens fotográficas nas gravuras das séries Middle Class & Co. e Jogos de Arte, e passou a atuar no circuito da mail art. Neste período tornou-se importante artista multimídia e pioneira da video-arte no país.
Na década de 1980 realizou a importante série Anamorfas, sobre as distorções da perspectiva, um complexo de gravuras e desenhos que lhe abriram novos horizontes. Logo depois, outro importante trabalho, Simulacros, foi fruto do uso de sistemas artificiais para a construção das formas no espaço.
Além do trabalho artístico, vale destacar que durante muitos anos foi professora na ECA - Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo), onde ajudou a formar gerações de importantes artistas nacionais.

Fonte: Wikipédia

 

Título:
Labirinto
Técnica:
Fotoestática
Dimensões:
31,5 x 21,5cm
Data:
1970
Doação:
Atalie R. Alves