Artista de Valinhos no LAB (postado em 19 de Junho 2023)

 

 

Em 20 de Junho, às 14 horas, o artista plástico Genivaldo Amorim da cidade de Valilnhos/SP estará no LAB das Artes para uma conversa com a artista Atalie, vinculada ao seu projeto artístico aprovado por edital do PROAC. A conversa será aberta ao público, onde os dois artistas falarão sobre seu processo de criação e Genivaldo vai apresentar seu trabalho artístico e sua carreira, vinculado conceitualmente às correntes contemporâneas.


UNATI (postado em 19 de Junho 2023)

 

 

As atividades conjuntas entre o LAB e a UNESP-Franca desenvolvidas pela UNATI serão realizadas também no segundo semestre. São atividades de arte-educação ligadas às exposições apresentadas pelo LAB, através de palestras e visitas guiadas às mostras, além de ações vinculadas aos projetos de preservação do patrimônio cultural da cidade feitas pelo LAB.


Ivo ndiano apresenta "PAISAGEM INTERIOR" no Laboratório das Artes de Franca (postado em 01 de Junho 2023)

 

Pinturas de grandes dimensões em têmpera sobre tela mostram imaginário do artista

A partir de 02 de Junho, o artista plástico Ivo Indiano vai apresentar seus novos trabalho em pintura numa exposição intitulada "Paisagem Interior", exposição de doze obras de grandes dimensões pintadas a têmpera sobre tela suavemente coloridas, em composições que trazem imagens poéticas de caráter onírico, simbólico e figurativo. Ivo nasceu em Uberaba (MG) em 1960, mas vive em Franca desde a infância. Estudou Artes em São Paulo e posteriormente cursou Arquitetura em Franca, onde atua com escritório de projetos desde os anos 80. É um artista com múltiplos talentos, traduzidos em enorme gama de atividades artísticas que vão do desenho à gravura, da arquitetura à edição de livros psicografados, das histórias em quadrinhos à pintura, passando pela música - durante a pandemia, lançou com parceiros um CD com músicas autorais – Projeto Pã, que pode ser ouvido em streaming. Seu ateliê Sanatorivm abriga pupilos aprendizes e artistas feitos, que se desdobram em projetos coletivos, alguns já apresentados no Laboratório das Artes. De modo geral, Ivo pinta ou desenha investindo na sua peculiar visão de mundo perpassada pela crença no espiritismo, na redenção humana pela fé e na representação dos detalhes do cotidiano da vida, da casa e da cidade que estão em seu entorno imediato, para compor obras que traduzem seu imaginário interior, também repletas de referências a suas leituras pessoais.

A mostra no Laboratório das Artes acontece de 02 de Junho a 11 de Agosto de 2023, com entrada gratuita, com abertura prevista para 02 de Junho às 20 horas, com a presença do artista.

Serviço Evento: Exposição de Pinturas "Paisagem Interior", de Ivo Indiano.

Data de Abertura: 02 de Junho/2023, 20 horas.

Visitação: de 02 de Junho a 11 Agosto, de Segunda a Sexta-feira das 10 às 12h e das 14 às 17h.

Local: Laboratório das Artes de Franca - Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca – SP.

Valor de ingresso: Gratuito Mais informações: Gravurar - https://ww.laboratoriodasartes.com.br

 

Exposição no LAB


Nova Exposição Vem Aí (postado em 15 de Maio 2023)

 

 

A exposição da artista Márcia Santtos termina no próximo dia 31 de Maio e tem sido bastante visitada por estudantes de várias instituições de ensino. As gravuras elaboradas com matrizes de papel acartonado (tipo tetrapak) também tem encantado os visitantes. A próxima mostra já está em produção, vai apresentar um conjunto de novas pinturas sobre tela do artista e arquiteto Ivo Indiano, com abertura ao público prevista para a primeira semana de Junho.


Lei Paulo Gustavo (postado em 15 de Maio 2023)

 

 

O LAB tem acompanhado o processo de discussão local relativo à aplicação dos recursos federais que devem chegar à cidade através de repasse autorizado pela chamada Lei Paulo Gustavo. Dois projetos de vídeos estão em elaboração, visando disputar o edital, um deles de preservação de um filme histórico da cidade.


Laboratório das Artes de Franca recebe a Exposição "A Cidade como Identidade" (postado em 26 de Abril 2023)

 

Mostra de gravuras evidencia arquitetura histórica da Baixada Santista

A partir de 02 de Maio, a artista plástica Márcia Santtos traz para Franca a mostra itinerante “A Cidade como Identidade”, exposição de trinta gravuras autorais, produzidas em matrizes originais de embalagens cartonadas — também conhecidas como embalagens tetrapak — com a utilização de técnicas de gravação e impressão em relevo e côncavo. 
Idealizada pela artista plástica Márcia Santtos, a exposição gratuita passa por cinco das principais cidades do Estado de São Paulo no primeiro semestre de 2023, a mostra é composta por obras que abordam temas relacionados à arquitetura como patrimônio histórico-cultural e evidenciam parte das edificações construídas para atender as necessidades da população da Baixada Santista e demais regiões do Estado.
“As edificações criam vínculos afetivos entre as gerações passadas, presentes e futuras, possibilitando à população do entorno enxergar-se como sujeitos da história. O patrimônio preserva assim a identidade do povo, dá a ele consciência de seus direitos e obrigações com a sua localidade”, explica a artista e idealizadora da exposição.
Por meio das gravuras e técnicas que “gravam” as embalagens em tetrapak (utilizadas para a produção das obras), a artista propõe a reflexão sobre a importância da conscientização e preservação dessas construções que ajudam a contar um pouco mais sobre a história, emancipação e desenvolvimento de nosso país, formado por colonizadores, escravizados e imigrantes.
“Santos e Franca possuem muitos patrimônios arquitetônicos importantes, portanto, torna-se vital que a arte proponha reflexões acerca dos mesmos. No caso de Franca, podemos citar a estação ferroviária, inaugurada em 1887 (um marco nas transformações da cidade), passando pelo edifício do Museu Histórico José Chiachiri, locais de grande relevância para a história e para a relação das pessoas com suas próprias histórias”, conta a santista.
De modo geral, Márcia Santtos investe na relação pessoal e na percepção dos detalhes que estão em seu entorno, para compor obras que sensibilizem até os mais desatentos.
Tendo como princípios a sustentabilidade e a valorização de materiais reutilizáveis, ao longo de sua carreira, a arte-educadora e mestre pelo Instituto das Artes da Unesp desenvolveu técnicas de gravura e reaproveitamento de embalagens, além de pesquisas referentes à utilização de matérias primas diversas, nas quais destinou anos de estudo intercalados com suas atividades como professora universitária e com as rotinas de trabalho em seu ateliê.
A exposição “A Cidade como Identidade” integra o projeto de mesmo nome, contemplado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural/2022 e tem o aporte financeiro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
A mostra no Laboratório das Artes acontece de 02 a 31 de Maio de 2023, com entrada gratuita. Para conhecer mais sobre as ações do projeto, obter informações sobre horários de visita e das demais localidades que receberão a exposição, acesse o perfil do ateliê da artista no Instagram https://www.instagram.com/gravurar.

Serviço
Evento: Mostra itinerante de gravuras “A Cidade com Identidade”, de Márcia Santtos.
Data: 02/2023 a 31/2023 de Segunda a Sexta-feira das 10 às 12h e das 14 às 17h.
Local: Laboratório das Artes de Franca -  Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca – SP.
Valor de Ingresso: Gratuito
Mais informações: Gravurar - https://www.instagram.com/gravurar
Assessoria de Imprensa: João Henrique Santos Mtb 73513 – santos.joaoh@gmail.com

 

Exposição no LAB


Exposição em Cartaz (postado em 27 de Março 2023)

 

 

Inaugurada no dia 25, a exposição "Papéis da Liberdade" com curadoria de Oscar D'Ambrosio promovida pela Associação Brasileira de Aquarelistas – ABA, foi palco de um sarau a cargo de José Lourenço Alves, Luiz Cruz de Oliveira e Regina Bastianini. A mostra fica em cartaz até o dia 20 de Abril aberta ao público.

Exposição no LAB


Acervo de Fotografias (postado em 27 de Março 2023)

 

 

O acervo de fotografias antigas de Franca do LAB está sendo objeto da elaboração de um projeto de preservação por parte da Profa. Dra. Márcia Pereira, do departamento de História da UNESP-Franca, o que deve salvaguardar mais um rico acervo do LAB e disponibilizá-lo a toda a comunidade.


O Laboratório das Artes de Franca recebe a exposição "Papéis da Liberdade" (postado em 20 de Março 2023)

 

 

De 25 de Março a 20 de Abril de 2023, a exposição itinerante "Papéis da Liberdade", promovida pela Associação Brasileira de Aquarela e da Arte sobre Papel (ABA), apresentará obras de 32 artistas na sede do Laboratório das Artes de Franca.
A exposição estabelece elos entre três fatos celebrados em 2022: os 200 anos da Independência do Brasil; os 100 anos da Semana de Arte Moderna (SAM); e os 35 anos da ABA. Cada artista, dentro de sua poética, estabeleceu conexões entre eles.
A partir dos 71 trabalhos inscritos em edital público para artistas de todo o Brasil, vinculados ou não à Associação, o curador Professor Oscar D'Ambrosio selecionou 35, número que homenageia o período de existência da ABA.
A exposição conta também com a seleção de três trabalhos, um de cada organizadora do evento, Maria Inês Lukacs, presidente da ABA, Maria Clarice Sarraf e Edna Stradioto, associadas da ABA, perfazendo um total de 38 obras.
As obras estão divididas em cinco módulos: Presente e Futuro se Mesclam; 200 Anos da Independência Brasileira; 100 Anos da Semana de Arte Moderna; 35 anos da ABA; e O que será o amanhã?

Abertura: dia 25 de Março, sábado, às 20h, com Sarau literário.

Visitação: até 20 de Abril de 2023
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h.

Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca (SP).

Entrada Franca
Informações: (16) 3722-5004 www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas em grupo devem ser previamente agendadas


Articulação com Rede Pública de Ensino (postado em 20 de Março 2023)

 

 

Durante o mês de Março, o LAB procurou as Secretarias Municipal e Estadual de Ensino visando oferecer novas possibilidades de arte-educação a ambas. A secretária municipal Márcia Gatti recebeu o arquiteto Mauro Ferreira, que lhe apresentou o Jogo do Patrimônio elaborado por Matheus Fernandes com apoio do LAB, como iniciativa que permite o desenvolvimento de ações de educação patrimonial. Além disso, o LAB recebeu a visita dos professores Valdir Geraldo Ferreira e Adriana Silva, respectivamente dos núcleos de História e Artes da Diretoria Regional de Ensino, onde conheceram o espaço expositivo, a mostra em cartaz e o Jogo do Patrimônio. Ambos se mostraram dispostos a divulgar as ações do LAB e articular visitas e atividades educativas a partir das mostras e dos materiais disponíveis no Youtube do LAB. As iniciativas se inserem no propósito do LAB de incentivar a formação de público e a difusão da arte moderna regional junto aos jovens da cidade.

Visita ao LAB


Cursos Presenciais Retornam (postado em 11 de Março 2023)

 

 

Suspensos desde o início da pandemia de Covid-19 em 2020, foram reiniciadas as aulas presenciais do curso de desenho do LAB, oferecido aos alunos do Pró-Criança, iniciativa do setor empresarial que visa eliminar o trabalho infantil através de atividades culturais e artísticas no contraturno escolar. O curso é gratuito e anual, sendo os participantes selecionados pelo próprio Instituto Pró-Criança.


Gravuras de Atalie na Espanha (postado em 11 de Março 2023)

 

 

A exposição "15 TRAZOS, TRAMA Y TINTA REVUELTA" foi aberta ao público no primeiro e vai até o dia 31 de Março na Sala Moneo, belo espaço cultural da Prefeitura da cidade espanhola de Jaén. A mostra organizada pelo artista Ramõn Moya Lopes tem como uma das convidadas a artista francana Atalie Rodrigues Alves, coordenadora do LAB das Artes. Os participantes apresentam quatro gravuras em diversas modalidades, como xilogravura, gravura em metal, linoleogravura, entre outras técnicas.

Além dos brasileiros Beto Nascimento e Atalie Rodrigues Alves, participam os artistas espanhõeis Angeles Lopez, Emilio Freire, Emilio de Luis Fernandez, Francisco Dominguez, Jose Luis Muñoz Armijo, Ramon Moya, Jose Antonio Martinez Sabina, os mexicanos Juan Carlos Ponce e Rolando Mendoza, a argentina Marcela Miranda, o português Aparicio Farinha, o uruguaio Miguel Porley e a francesa Jullien François.

Exposição 15 Trazos, Trama y Tinta Revuelta


Alunos de Gravura do LAB expõem na UNESP (postado em 15 de Fevereiro 2023)

 

 

Uma mostra dos trabalhos dos alunos da UNESP que frequentaram as oficinas de gravura do LAB durante os dois últimos anos foi montada pela equipe da biblioteca sob coordenação de Rosa Campos Cáceres, uma das alunas da universidade participantes e já pode ser vista nas dependências da biblioteca da UNESP-Franca. A qualidade e criatividade dos trabalhos podem ser observadas na exposição, incentivando novos estudantes a participarem das oficinas gratuitas que serão oferecidas novamente neste ano.

Exposição LAB na UNESP


UNATI faz parceria com LAB (postado em 15 de Fevereiro 2023)

 

 

A profa. Nanci Soares, coordenadora da Universidade da Terceira Idade – UNATI da UNESP - Franca e a estudante Tayná Valenta visitaram o LAB e discutiram detalhes de parceria para realizar atividades conjuntas ligadas à arte e ao patrimônio histórico local. A partir de Março, as disciplinas oferecidas pela UNATI contarão com a colaboração e o envolvimento de ações do LAB, incluindo palestras e visitas guiadas às exposições promovidas na sede.


Arte Francana em Mogi das Cruzes (postado em 15 de Fevereiro 2023)

 

 

A artista francana Atalie Rodrigues Alves vai expor no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A mostra individual "Policromias de Portugal" reúne pinturas da produção recente da pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora, constituída por aquarelas com imagens inspiradas a partir de suas viagens e andanças pelo mundo, que incluem imagens baseadas em locais que visitou em Portugal durante a residência artística que fez em 2018, a convite da prefeitura do município de Torres Vedras, Portugal.
As obras, criadas a partir de pesquisas e imagens coletadas pela própria autora em diversas cidades portuguesas, como Torres Vedras, Lisboa e Porto é uma continuação do ofício tradicional da pintura que exerce há mais de 40 anos, recriando lugares através da memória afetiva com uso rebuscado da geometria e de cores vivas e intensas, luminosas, que fazem reviver as paisagens que a artista viu noutras paragens além-mar.
Como escreveu o professor Norberto Stori, "Atalie trabalha as suas aquarelas não com um desígnio documental, mas sim com a sua linguagem artística, pois, trata-se de uma artista antes de tudo fiel a si própria, às suas buscas e verdade pictórica. Não se apega aos modismos e ao mercado de arte. No intimismo de suas obras, a sensibilidade está nas composições formais e cromáticas seguras, revelando a artista no seu ato criador. Espaços organizados dosando a composição com linhas verticais, horizontais, circulares e curvas, cada trabalho existe por si só, obra única. Busca a plasticidade nas formas, nas cores e nos espaços organizados".
Atalie, natural de Franca, é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976) e dedica-se ao ofício de artista plástica e professora de artes desde então. Dentre outras atividades, foi também diretora da Pinacoteca Municipal. Atualmente, dedica-se à coordenação das atividades artísticas do Laboratório das Artes de Franca, movimento cultural da cidade do qual é uma das fundadoras.



Atividades em Março (postado em 15 de Fevereiro 2023)

 

 

Na primeira semana de Março, o LAB retoma os cursos presenciais gratuitos de desenho para as crianças atendidas pelo Pro-Criança, uma iniciativa para auxiliar a erradicação do trabalho infantil na cidade. Também serão abertas as inscrições dos cursos para estudantes da UNESP que queiram aprender técnicas de gravura e aquarela. O encontro aberto das quintas-feiras à tarde também será retomado, para a produção coletiva de trabalhos artísticos e artesanais.
Além dessas atividades, segue em cartaz a mostra do LAB – “20 Pintores no Acervo”, que reúne 24 obras em pintura de artistas que compõem parte do acervo permanente do Laboratório das Artes. A exposição traz trabalhos de vinte artistas selecionados pela curadora Atalie Rodrigues Alves. Visitas podem ser feitas à sede do LAB de Segundas a Sextas-feira, entre 10-12 e 14-17 horas, à Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação. Agendamento de grupos podem ser feitos pelo telefone 3722-5004. O acesso é gratuito e a mostra segue até 22 de Março. No dia 25, será inaugurada a mostra de aquarelas “Papéis da Liberdade”.


Exposição LAB


20 Pintores no Acervo do LAB (postado em 02 de Fevereiro 2023)

 

 

Já está a disposição do público para visitas a nova mostra do LAB – “20 Pintores no Acervo”, que reúne 24 obras em pintura de artistas que compõem parte do acervo permanente do Laboratório das Artes. A exposição traz trabalhos de vinte artistas selecionados pela curadora Atalie Rodrigues Alves: Antônio Delmônaco, Carlos Palladini, Edina Sikora, élon Brasil, Farube, Gerson de Oliveira, Hélio Siqueira, Ivo Indiano, Lucília Abrahão Sousa, Luisa Libardi, Maria Soler, Mariana Parzewski, Miguel Angelo, Paulo César Pereira, Paulo Miranda, Percival Tirapelli, Rodolfo Chiaverini, Salles Dounner, Wagner de Castro e Waldomiro Santanna.
Segundo a curadora, as obras foram dispostas em grupos que misturam aspectos distintos do figurativismo e do abstracionismo presentes no acervo, com destaque para o corpo humano destacado no homem alçando voos, na criança, bem como nas representações da cidade grande com suas mazelas urbanas. Essas imagens articulam ainda o indígena e a natureza em estágios e estações diferentes em telas com variada paleta de cores vibrantes, dando oportunidade aos observadores de constatar a riqueza da arte pictórica produzida na cidade e região.

Visitas podem ser feitas à sede do LAB de Segundas a Sextas-feira, entre 10-12 e 14-17 horas, à Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação. Agendamento de grupos podem ser feitos pelo telefone 3722-5004. Acesso gratuito até 22 de Março.

 


Acervo do LAB


Atalie inicia ano participando de Exposição na Espanha (postado em 05 de Janeiro 2023)

 

 

A coordenadora do LAB Atalie Rodrigues Alves recebeu comunicado confirmando a data de abertura da exposição "15 TRAZOS, TRAMA Y TINTA REVUELTA" que vai de 1 a 31 de março na Sala Moneo, na cidade espanhola de Jaén, da qual participa como convidada em conjunto com vários artistas europeus e latino-americanos. Todos os artistas convidados participam com quatro gravuras em diversas modalidades, como xilogravura, gravura em metal, linoleogravura, entre outras técnicas. Além da exposição, o projeto coordenado pelo artista Ramón Moya López editou um álbum com quinze gravuras em formato A4 com uma obra de cada participante convidado cujo tema definido pelo curador foi a oliveira, espécime vegetal importante para a cultura e a economia da Espanha. Cada artista participante receberá o álbum completo com 15 gravuras com as representações da Oliveira. São os seguintes os artistas participantes: ANGELES LOPEZ (Granada, Espanha), EMILIO FREIRE (Asturias, Espanha), EMILIO DE LUIS FERNANDEZ (Granada, Espanha), FRANCISCO DOMINGUEZ (Minas de Aldea Moret, Espanha), JOSE LUIS MUÑOZ ARMIJO (Linares, Espanha), JUAN CARLOS PONCE (Tepiz, México), MARCELA MIRANDA (Argentina), ATALIE RODRIGUES ALVES (Franca, Brasil), APARICIO FARINHA (Portugal), RAMON MOYA (Quesada, Espanha), JOSE ANTONIO MARTINEZ SABINA (Alcalá de Henares, Espanha), ROBERTO JOSE DO NASCIMENTO (Recife, Brasi), ROLANDO MENDOZA (México), MIGUEL PORLEY (Uruguai) e JULLIEN FRANCOIS (França).

Atalie expõe na Espanha


Mostra do LAB em Rio Claro encerra itinerância (postado em 06 de Dezembro 2022)

 

 

Foi inaugurada na biblioteca do Instituto de Biociências da UNESP em Rio Claro a exposição organizada pelo LAB – "2022 – Uma releitura do Modernismo", com a participação de 21 artistas convidados pela curadora Atalie Rodrigues Alves. A mostra encerra com sucesso a itinerância prevista pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da UNESP, tendo circulado desde Agosto pelo campus de Araraquara, São Paulo (Reitoria), Guaratinguetá e agora Rio Claro, com encerramento previsto para 23 de Dezembro.

 

Planejamento 2023 (postado em 04 de Dezembro 2022)

 

 

O LAB concluiu seu planejamento de atividades para o próximo ano. Dentre as ações, destacam-se as exposições de arte na sede – além de uma grande mostra das novas aquisições do acervo, serão realizadas mostras de gravuras de Márcia Santtos, aquarelas de um grupo de artistas de SP e ainda uma exposição de pinturas e gravuras de três artistas plásticos de São Joaquim da Barra. Dentre as demais atividades, serão oferecidos cursos gratuitos de aquarela e gravura em parceria com a UNESP e de desenho para adolescentes em parceria com o Pró-Criança.

Se não houver agravamento da pandemia de Covid-19, o CineLAB deve retornar em Março com programação mensal. Atividades ligadas à preservação do patrimônio histórico da cidade também estão previstas, como passeios históricos e capacitação de professores para uso do jogo do patrimônio desenvolvido com o apoio do LAB das Artes. Também deve avançar a busca de patrocinadores para o projeto em gestação intitulado “Escadaria das Artes”.

 


INICIAL ...