Iniciada a catalogação do Acervo em quadrinhos do Laboratório (postado em 27 de abril 2009)

 

Com o apoio técnico da bibliotecária Marina Ferreira de Paula, o grande acervo de histórias em quadrinhos do Laboratório teve iniciada a sua catalogação, para permitir no futuro o acesso aos pesquisadores e interessados no tema. Com quase mil obras, o acervo permitirá no futuro visualizar o percurso da arte em quadrinhos desde os anos 1950 até o presente momento, com obras de mestres da arte sequencial, como Hal Foster (Príncipe Valente), Quino (Mafalda), Schultz (Peanuts), Gilbert Sheldon (Freak Brothers), Robert Crumb (Fritz the Cat), Milo Manara (Clic) e outros importantes autores, inclusive da atualidade.
A sala do acervo foi climatizada e permite manter a coleção em boas condições de preservação.

Fotos Acervo
Fotos Acervo

Laboratório oferece bolsas para alunos da Rede Pública (postado em 27 de abril 2009)

 

Depois de efetuado processo seletivo, o Laboratório das Artes ofereceu bolsas para estudantes da rede pública matriculados na Escola Estadual Mário D'Elia, situado nas proximidades da sede do Lab. Os estudantes estão frequentando o curso gratuitamente, durante todo o ano, voltado para o desenho da figura humana e quadrinhos. O projeto se insere no propósito do Lab de cumprir uma função social e formar quadros para apreciar as artes visuais modernas.

Alunos Mário D'Elia
Alunos Mário D'Elia
Alunos Mário D'Elia

Ivo Indiano vai expor no Laboratório das Artes (postado em 12 de abril 2009)

 

No próximo dia 27 de abril, a partir das 19:30 horas, o artista plástico, professor e arquiteto Ivo Indiano vai inaugurar uma exposição de gravuras em metal no Laboratório das Artes de Franca (rua Cuba, 1099, Jardim Consolação). A exposição vai substituir a mostra de Paulo S. Moreira, que foi um sucesso de público e crítica.
Ivo Indiano de Oliveira nasceu em 13 de julho de 1960 em Uberaba, mas mudou-se para Franca ainda criança acompanhando o pai, o médico Cleomar de Oliveira. Cursou a Faculdade de Belas Artes de São Paulo, bacharelando-se em Artes Plásticas no início da década de 1980. Retornando a Franca, retomou os estudos e formou-se também arquiteto pela Universidade de Franca. Atualmente, é professor dos cursos de arquitetura e educação artística, além de coordenador do Ateliê de Gravura da Universidade de Franca.
Possui também uma vasta obra arquitetônica, com diversas construçõões de grande porte espalhadas pela cidade de Franca, incluindo conjuntos habitacionais, residências individuais, indústrias e estabelecimentos comerciais diversos, gestadas a partir de seu ateliê de projetos.
Como artista plástico dedica-se nos últimos anos principalmente ao desenho e à gravura, esta sobretudo em metal, utilizando técnicas de água-forte e água-tinta, criando composições e ambientes soturnos com poucas cores, jogando com a luz e a sombra, mas com um claro propósito formal e um desenho a buril rigoroso, sofisticado e limpo.

Inscrições para Cursos Abertas (postado em 12 de abril 2009)

 

Os cursos livres de desenho e pintura do Laboratório continuam com as inscrições abertas. Basicamente, os cursos se desenvolvem com atendimento individual, atendendo adolescentes e adultos interessados em desenvolver habilidades manuais de desenho e pintura nas mais diversas técnicas, como guache, aquarela, acrílico e outras.
Mais informações podem ser obtidas com Atalie pelo telefone 3722-5004, horário comercial.

Alunos de Arquitetura da Universidade de Franca visitam o Laboratório (postado em 03 de abril 2009)

 

Um grupo de estudantes do quinto ano do curso de Arquitetura da Unifran, sob a coordenação da profª. Linda Saturi e prof. Luciano Andrade visitaram a sede do Laboratório no último dia 31 de março. Na oportunidade, foram recebidos pelo arquiteto Mauro Ferreira, diretor do Lab, que debateu com os estudantes questões ligadas à arquitetura e urbanismo da cidade. Os alunos aproveitaram a visita para apreciar a exposição do artista e arquiteto Paulo S. Moreira, cuja mostra se estenderá até o dia 17 de abril. A exposição pode ser visitada gratuitamente das 10 às 12h e das 14 às 17h, de segundas a sextas-feiras. Escolas devem agendar previamente a visita, utilizando o telefone 3722-5004. Horários diferenciados podem ser agendados para grupos interessados em conhecer os trabalhos expostos no Laboratório.

Alunos Unifran
Alunos Unifran
Alunos Unifran

Parceria com SENAC deve trazer exposição (In)Sustentabilidade da Metrópole em julho (postado em 23 de março 2009)

 

Está em fase final de negociação com o SENAC uma parceria que trará a Franca uma exposição de fotografias sobre a capital de São Paulo. A mostra, que conta com curadoria de Alécio Rossi e Paulo Moretto tem por tema a (in)Sustentabilidade da Metrópole. A mostra do arquiteto, desenhista e gravador Ivo Indiano já está em fase de planejamento. Ela vai suceder a exposição do artista e arquiteto Paulo S. Moreira, cuja mostra se estenderá até o dia 17 de abril. A exposição pode ser visitada gratuitamente das 10 às 12h e das 14 às 17h, de segundas a sextas-feiras. Escolas devem agendar previamente a visita, utilizando o telefone 3722-5004. Horários diferenciados podem ser agendados para grupos interessados em conhecer os trabalhos expostos no Laboratório.

Inaugurada nova exposição com obras de Paulo S. Moreira (postado em 18 de março 2009)

 

Na noite de Segunda, com a presença do artista e arquiteto Paulo S. Moreira e convidados, foi inaugurada a nova exposição do Laboratório, que se estenderá até o dia 17 de abril. A mostra apresenta um conjunto de trabalhos de grandes dimensões, temática variada e o uso intensivo de cor em grandes painéis. O artista utiliza as mais variadas técnicas de desenho e pintura, incluindo guache, aquarela, lápis de cor, colagem. A exposição poderá ser visitada gratuitamente das 10 às 12h e das 14 às 17h, de segundas a sextas-feiras. Escolas devem agendar previamente a visita, utilizando o telefone 3722-5004.

Exposição Paulo S. Moreira
Exposição Paulo S. Moreira
Exposição Paulo S. Moreira
Exposição Paulo S. Moreira
Exposição Paulo S. Moreira

Número de visitantes da primeira exposição ultrapassa previsão (postado em 09 de março 2009)

 

O número de visitantes à primeira exposição do Acervo do Laboratório das Artes surpreendeu a direção da entidade. Por se tratar de um museu de bairro, de pequenas dimensões e reduzida publicidade, o objetivo era atingir ao menos cem espectadores. Com o início da visitação de alunos de escolas públicas da região, dando início ao projeto Leituras Plásticas, mais de cento e cinqüenta pessoas já estiveram conhecendo em detalhe os trabalhos artísticos e a nova sede, o que denota a necessidade de mais espaços culturais de qualidade na cidade e o vigor para expansão das iniciativas do Laboratório. A exposição segue até o dia 13 de março próximo.  

Alunos Mário D'Elia
Alunos Mário D'Elia
Alunos Mário D'Elia
Alunos Mário D'Elia
Alunos Mário D'Elia

Nova exposição está planejada (postado em 09 de março 2009)

 

A nova exposição do Laboratório, que se iniciará no próximo dia 16 de março, já foi totalmente planejada pela equipe do Lab. A mostra do pintor e arquiteto Paulo S. Moreira irá apresentar um excelente conjunto de trabalhos, com boa parte da trajetória artística do autor, incluindo séries recentes de desenhos e pinturas e outras das décadas de 1980 e 1990. A exposição poderá ser visitada gratuitamente das 10 às 12h e das 14 às 17h, de segundas a sextas-feiras.

Obra de Paulo S. Moreira

Curso em andamento (postado em 09 de março 2009)

 

O curso livre de desenho e pintura, a cargo da artista Atalie Rodrigues Alves, está em andamento. Novas matrículas ou informações sobre o curso podem ser obtidas diretamente pelo telefone 3722-5004. Foram distribuídas seis bolsas gratuitas do curso para alunos da escola pública Mário D'Elia, situada nas proximidades da sede do Lab.


INICIAL ... 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1