Oficina sobre Patrimônio Cultural e visita da Unabem movimentam a sede do Lab (postado em 09 de novembro 2009)

 

A proposta do Lab conta com adesão cada vez maior, a partir do volume de visitação que o local tem apresentado. A sede do Jardim Consolação tem recebido visitação cada vez maior e novos projetos tem sido discutidos no Lab, como a produção de um calendário artístico para 2010 e a exposição Natal com Arte. No final de semana, a Unabem, iniciativa da Fesp-UEMG de Passos (MG) para idosos, realizou uma visita com mais de quarenta pessoas, que tiveram oportunidade de conhecer as exposições em cartaz e uma mostra dos trabalhos da artista plástica Atalie Rodrigues Alves.
Também a oficina sobre patrimônio cultural realizada na sede do Lab foi bastante movimentada, com a presença de um grupo de estudantes de arquitetura da Unifran, permitindo debater a situação do patrimônio arquitetônico local e de iniciativas para sua preservação.

 

Visita da UNABEM

Aberta a exposição 10 Arquiteturas (postado em 09 de novembro 2009)

 

A exposição 10 Arquiteturas foi inaugurada na noite do sábado, 7 de novembro, com a presença dos arquitetos autores dos painéis de projetos que dão uma expressiva ideia da produção atual das artes aplicadas na cidade e região. Com o apoio do Café Santoro, Hidromar e da Fesp-UEMG, o evento foi prestigiado pelos participantes e por convidados, que puderam assistir a apresentação individual de cada um dos arquitetos autores e criar um ambiente de debate fértil e estimulante sobre a arquitetura e a arte, como pretende ser o Laboratório das Artes. A mostra permanece em cartaz na sede do Lab até o dia 27 de novembro, e pode ser visitada de segunda a sextas-feiras, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas.

 

Abertura

Lab realiza Oficina sobre Preservação do Patrimônio Cultural (postado em 03 de novembro 2009)

 

Será realizada no Laboratório das Artes, no próximo dia 06 de novembro, a partir das 10 horas da manhã, uma oficina sobre Preservação do Patrimônio Cultural, como atividade de pré-abertura da exposição 10 Arquiteturas, que ocorre no sábado. O objetivo da Oficina é divulgar e debater a questão da preservação da arquitetura na cidade e região com estudantes de arquitetura, discutindo os impasses que enfrentam os preservacionistas e as possibilidades para inserir esta questão como essencial para o desenvolvimento sustentável local, face as rápidas transformações que sofrem as cidades brasileiras em seu processo de crescimento, quando se perdem expressivos exemplares da arquitetura moderna.

 

Lab inaugura exposição Dez Arquiteturas no dia 7 de novembro (postado em 26 de outubro 2009)

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 07 de novembro (sábado), a partir das 20 h, a mostra Dez Arquiteturas, que reúne projetos de arquitetos que atuam na cidade e na região. A exposição apresentará com fotos e desenhos a produção recente dos arquitetos Carlos Alberto Sibila, Cássio Mohallem, Ivo Indiano, Juliano Parra Bérgamo, Laura Chiaretti, Luiz Antônio Pereira, Paulo Nehemy, Paulo Moreira, Marcelo Diniz, Mauro Ferreira, Nelson Arruda, Ricardo Ferrari e Telma Zamboni. A curadoria da mostra foi entregue à arquiteta e professora do curso de arquitetura da Unifran Cecília Fuentes. O objetivo da mostra é divulgar e debater a produção atual da arquitetura na cidade e região, os impasses que a sua produção enfrenta no mercado e sua interface com a arte e os referenciais do modernismo.

 

Laboratório foi incluído no Cadastro Nacional de Museus (postado em 26 de outubro 2009)

 

O Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, organismo vinculado ao Ministério da Cultura, enviou ofício ao Laboratório comunicando sua inclusão no Cadastro Nacional de Museus, que agora poderá aderir ao Sistema Brasileiro de Museus, que tem a finalidade de promover a integração, a gestão e o desenvolvimento dos museus, acervos e processos museológicos no país. O Laboratório das Artes tornou-se o primeiro museu privado da cidade de Franca a ser incluído no Cadastro.

 

Atriz Agnes Zuliani recebe pintura do Consórcio das Artes (postado em 18 de outubro 2009)

 

Integrante da famosa Terça Insana (sucesso de comédia stand-up criada por Grace Gianoukas em 2001), a atriz Agnes Zuliani esteve em Franca e visitou o Laboratório das Artes, onde aproveitou para receber um dos trabalhos sorteados do Consórcio das Artes, iniciativa que ajuda a manter a sede e as atividades do Lab. Na ocasião, Agnes, que apóia o Lab desde seu início, pôde conhecer em detalhe as ações do Lab e a exposição "Apreços" que apresenta parte das obras pertencentes ao Museu Olho Latino.
A exposição ficará em cartaz até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h, com entrada franca. O endereço do Laboratório das Artes é Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP.
Com curadoria de Paulo Cheida Sans, professor de gravura da PUC-Campinas, a mostra reúne cerca de 30 obras do acervo do Museu Olho Latino, representantes de 12 países.

 

Agnes e Atalie

Continuam abertas as inscrições para a Oficina de Gravura (postado em 18 de outubro 2009)

 

Continuam abertas as inscrições para a Oficina de Gravura que será realizada no dia 24 de outubro, das 9 às 14 horas da manhã. A inscrição é gratuita. O objetivo é difundir as técnicas de gravura em madeira para novos iniciados e apresentar as obras do Museu Olho Latino que estão expostas no Lab.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3722-5004.

 

Estudantes de Patrocínio Paulista do Senac visitam o Lab (postado em 18 de outubro 2009)

 

Dentro do Programa de Educação para o Trabalho - PET desenvolvido pelo Senac-Franca, estudantes da vizinha cidade de Patrocínio Paulista tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório das Artes, a exposição de gravuras do Olho Latino e também uma verdadeira aula sobre técnicas artísticas, coordenada pela artista Atalie Rodrigues Alves. A natural curiosidade dos estudantes numa visita desta natureza pode ser verificada pelas perguntas sobre as técnicas utilizadas pelos artistas que produziram as gravuras.

Turma PET - Senac

 

Inaugurada Mostra do Olho Latino e lançado o ArteBox (postado em 06 de outubro 2009)

 

A exposição "Apreços" que apresenta parte das obras pertencentes ao Museu Olho Latino, considerado um dos principais acervos de gravura da América Latina, foi inaugurada na noite do sábado, 3 de outubro. O evento contou com a presença de um grupo de artistas que apóiam o Lab, como Semi Paterno (Ribeirão Preto), Toninho Delmônaco (São Joaquim da Barra), Gerson Oliveira, Atalie Rodrigues Alves e Paulo Moreira, com o objetivo de participar também do lançamento do ArteBox, um projeto idealizado pelo artista e publicitário Gerson Oliveira e apoiado pela empresa Marka, que contém dezoito postais com obras de arte, que está sendo comercializado para manter o Lab. A música de Nelinha Paterno abrilhantou a noite da abertura da exposição "Apreços".
A exposição ficará em cartaz até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h, com entrada franca. O endereço do Laboratório das Artes é Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3722-5004 e pelo e-mail laboratoriodasartes@yahoo.com.br.
Com curadoria de Paulo Cheida Sans, professor de gravura da PUC-Campinas, a mostra reúne cerca de 30 obras do acervo do Museu Olho Latino, representantes de 12 países.

Abertas as inscrições para a Oficina de Gravura

Já estão abertas as inscrições para a Oficina de Gravura que será realizada no Lab no dia 24 de outubro, das 9 às 14 horas da manhã. A inscrição é gratuita. O objetivo é difundir as técnicas de gravura em madeira para novos iniciados e apresentar as obras do Museu Olho Latino que estão expostas no Lab.

 

Música ao vivo
Exposição
Exposição
Convidados

Um dos principais acervos de gravura da América Latina no Laboratório das Artes (postado em 24 de setembro 2009)

 

Uma verdadeira aula sobre a arte da gravura será promovida pelo Laboratório das Artes. Trata-se da exposição "Apreços" que apresenta parte das obras pertencentes ao Museu Olho Latino, considerado um dos principais acervos de gravura da América Latina.
"Apreços" é uma mostra que merece destaque, não só por sua representatividade internacional, com artistas expressivos no cenário cultural, mas também pela variedade de técnicas de gravura. A abertura da mostra será em 03 de outubro, às 20h. A exposição acontecerá atæ o dia 30 de outubro, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h, com entrada franca. O endereço do Laboratório das Artes é Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3722-5004 e pelo e-mail laboratoriodasartes@yahoo.com.br. Essa é uma oportunidade rara para o público.
Com curadoria de Paulo Cheida Sans, professor de gravura da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, a mostra reúne cerca de 30 obras do acervo do Museu Olho Latino, representantes de 12 países. O acervo tem obras de importantes artistas, que são considerados referências nesse tipo de arte. "Muitos são professores universitários na área da gravura e premiados em importantes Bienais", explica o curador.
"Apreços" é uma exposição que mostra parte das preciosidades de um acervo constituído por mais de mil obras de vários países. O acervo Olho Latino tem sido mostrado parcialmente em mostras importantes em várias cidades como Brasília, São Paulo, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e até no exterior, como aconteceu em Quebec, no Canadá

ArteBox
Na mesma noite, será lançado o ArteBox, uma caixa contendo dezoito postais em cores com obras de artistas modernos de Franca e região que apóiam o Lab: Atalie Rodrigues Alves, Gerson Oliveira, Hélvio e Adélia Lima, Ivo Indiano, Paulo Moreira, Paulo Pereira, Semi Paterno, Toninho Delmônaco. O projeto foi criado pelo artista plástico e publicitário Gerson Silva de Oliveira e conta com o decisivo apoio de uma empresa francana, a construtora de pré-moldados Marka. O objetivo do ArteBox é divulgar e preservar a arte moderna produzida na região, pois os postais podem ser colecionados, emoldurados e objeto de outros usos criativos.

Sobre o Museu Olho Latino:
O Museu de Arte Olho Latino nasceu em Campinas, SP, em março de 2001 como resultado natural do trabalho desenvolvido na área cultural pelos artistas plásticos Paulo Cheida Sans e Celina Carvalho. O casal doou 400 obras na época, a maioria gravuras, para a constituição do Museu. Atualmente o acervo conta com mais de mil obras. Em Campinas, a reserva técnica do Museu funciona junto ao ateliê do casal de artistas. A sede fixa de exposições do Museu é em Atibaia, SP, em parceria com a Prefeitura dessa cidade desde 2006.

Destaques:
Todos os expositores possuem currículos expressivos com diversas premiações. Entre os participantes estão: Alda Maria Armagni (Argentina) - Recebeu inúmeros prêmios, como o "Prêmio Aquisição" no Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, em 1961. É acadêmica da Academia Nacional de Belas Artes da Argentina; Fernando Torres (Equador) - Recebeu o "Prêmio Aquisição" de Gravura na Trienal Inter Grafik - Alemanha, em 1976; El Gebali (Egito) - premiado na Bienal da Alexandria em 1977; Katsunori Hamanishi (Japão) - é considerado um dos principais gravadores do mundo, recebeu inúmeras premiações, como na Grenchen Trienal Internacional, na Suíça, em 1982. Suas obras estão em importantes acervos, como o do Museu Metropolitano de Nova York e do Instituto de Arte de Chicago.

Grupo Olho Latino:
O grupo Olho Latino foi formado em 1996, antes de existir o Museu Olho Latino. A primeira exposição desse grupo aconteceu na Casa da América Latina da Universidade de Brasília em 1996. Atualmente, com a fundação do Museu em 2001, o grupo passou a ser um segmento de arte-educação do Museu Olho Latino, realizando mostras, reuniões e debates. O grupo é formado por 16 artistas, na maioria, professores de Artes de Campinas e região.

Expositores:
Participam da mostra no Laboratório das Artes os seguintes artistas:
Alda Armagni (Argentina); Alicia Scavino (Argentina); Andrzej Popiel (Polônia); Anthony John Davies (Inglaterra); Fernando Torres (Equador); Gillian Mann (Austrália); Hideaki Shimada (Japão); Hilde Van Den Heuvel (Bélgica); Hussein El Gebali (Egito); Katsunori Hamanishi (Japão); Michalek Ondrej (República Tcheca); Raul França (Uruguai); Robert Koch (Argentina); Viviana Sierra (Argentina); Witold Kalinski (Polônia).
Representando o Brasil estão as obras do Grupo Olho Latino, formado pelos artistas: Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Elika Ito, Euclides Sandoval, Flávia Bresil Pallhares, Kraus Von Secca, Lisa França, Márcio Zago, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Rosmary Silva, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira, Young Koh.

 

Convite

INICIAL ... 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1