Encontro de Formação em Arte Contemporânea (postado em 25 de julho 2012)

 

 

A equipe do Lab vai participar do Encontro de Formação em Arte Contemporânea, que será realizado pelo SESI. Nesse encontro, com cerca de três horas de duração cada, serão discutidos os conceitos dos artistas e das obras da 30ª Bienal, que acontecerá no Parque Ibirapuera, na capital paulista, a partir do dia 7 de setembro. O objetivo é oferecer ao público em geral uma aproximação com as obras desta edição da Bienal e um aprofundamento dos conceitos da arte contemporânea. Na cidade de Franca, o encontro acontecerá no dia 09 de agosto, das 14h às 17h, no Teatro SESI da unidade, localizado à Avenida Santa Cruz, 2870. A inscrição e o curso são gratuitos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3712-1620 ou cacfranca@sesip.org.br.

A Bienal de São Paulo é considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional das artes visuais, juntamente com a Bienal de Veneza, na Itália, e a Documenta de Kassel, na Alemanha. O evento tem repercussão mundial por projetar novos artistas e refletir as tendências mais marcantes no cenário artístico contemporâneo. A 30ª Bienal - A Iminência das Poéticas contará com 111 artistas e mais de 2.900 obras e acontecerá em São Paulo, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, de Setembro a Dezembro de 2012.

 

Marcus Flávio cria Painel de Stencil no Lab (postado em 16 de junho 2012)

 

 

O artista Marcus Flávio de Andrade, que vai participar de exposição coletiva no mês de Outubro no Lab, está criando um painel com a técnica do stencil nas paredes externas da sede. O trabalho faz parte das ações culturais e do projeto da exposição que está desenvolvendo, em parceria com os artistas Alexandre Souza e Uilian José, para Outubro deste ano no Lab.
Marcus Flávio formou-se em artes em 2008 pela Universidade de Franca e atualmente é professor de educação artística na Escola Estadual Desembargador José Cavalcanti Silva, no Jardim São Jorge, região de Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo. Segundo Marcus, seu trabalho figurativo busca enfatizar o "poder poético da imagem". O painel é uma forma de expressão que permite a crítica, o debate sobre a produção artística e a divulgação de seu trabalho, num local frequentado por artistas e interessados em artes visuais.
Além do trabalho no Lab, o artista já criou obras de rua em Franca, como na Augusto Marques e nas paredes de uma escola na rua Evangelista de Lima e também em São Paulo, em áreas de demolição da região periférica da metrópole. Os interessados em artes poderão ter acesso ao painel de Marcus na sede do Lab, que funciona de segunda a sexta, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas.

Artista Marcus Flávio
Artista Marcus Flávio
Artista Marcus Flávio

 

Estudantes do Senac visitam o LAB (postado em 01 de julho 2012)

 

 

Os jovens estudantes do SENAC que participam do programa Jovem Aprendiz visitaram nesta semana a exposição de arquitetura (Prêmio Jovens Arquitetos do IAB) que está em cartaz no Lab. Sob a coordenação da professora Andréa Richinho, os estudantes puderam discutir o conteúdo da mostra e assistir também uma palestra do arquiteto Mauro Ferreira sobre a história e o patrimônio cultural local, que forneceu informações para os trabalhos que vão desenvolver durante o curso.
O Lab está aberto à visitação guiada de escolas e grupos, inclusive no período noturno, mediante agendamento prévio pelo telefone 3722-5004.

Alunos SENAC
Alunos SENAC
Alunos SENAC

 

Exposições Futuras e Lançamento de Livro no LAB (postado em 27 de junho 2012)

 

 

A exposição de arquitetura (Prêmio Jovens Arquitetos do IAB) que está em cartaz no Lab vai prosseguir aberta à visitação até o dia 31 de Julho. Em seguida, entra a mostra de fotografias de Gustavo Lopes, professor em diversos cursos ligados às artes visuais da Universidade de Franca. Durante o mês de Julho, o artista Marcos "Jamaica" vai grafitar um painel de sua autoria nos muros internos do Lab, como parte dos preparativos para a exposição coletiva da qual é um dos integrantes no mês de Outubro. Para Setembro, prosseguem os preparativos para a comemoração dos 30 anos do Laboratório das Artes de Franca. O livro "O macio da paina", de autoria do arquiteto Mauro Ferreira, está em fase de impressão e também será lançado durante as festividades de aniversário do Lab.



Pinacoteca de Passos homenageia o Artista Wagner de Castro (postado em 24 de junho 2011)

 

 

A nova sala de exposição permanente do pintor Wagner de Castro, francano radicado na vizinha cidade mineira de Passos, será entregue pela Prefeitura local no dia 27 de julho, quando o artista completará 95 anos. A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Rosa Beraldo, disse que em vez de apenas ampliar o espaço para a exposição dos quadros de Wagner, "vamos aproveitar para mudar toda a iluminação, instalando um sistema moderno, adequado para esse fim. Será nosso presente de aniversário a ele".
Além da nova iluminação, as duas salas dedicadas à pinacoteca Wagner de Castro receberão cortinas novas. "O objetivo principal é oferecer ao acervo um local que valorize o trabalho do Wagner de Castro" – justificou. Rosa Beraldo comentou que a distribuição da obra entre as duas salas será feita sob a supervisão do próprio artista, que irá organizar o novo espaço de forma a destacar as várias fases de seu trabalho criativo.
A obra de Wagner de Castro merecia um destaque e um local ainda maior e mais adequado, por sua qualidade e importância artística. O Lab possui em seu acervo três obras deste que é um dos maiores pintores simbolistas brasileiros.

 

Gutlich doa Obras ao Acervo do LAB (postado em 18 de junho 2012)

 

 

O artista plástico George Gutlich, um dos mais importantes nomes da gravura brasileira atual, (defendeu seu doutorado no ano passado na UNICAMP, com uma exposição instigante de suas gravuras) e que também leciona artes na Universidade de Taubaté, doou algumas de suas obras, o que vai tornar ainda mais relevante o acervo do Laboratório. Assim que forem catalogadas, as gravuras do artista de São José dos Campos deverão ser emolduradas e participarão da próxima exposição do acervo permanente, prevista para Dezembro.

Acervo do LAB está sendo Mostrado na Reitoria da Unesp em SP (postado em 18 de junho 2012)

 

 

Até o dia 28 de Junho, parte do acervo permanente do Laboratório das Artes está sendo mostrado na Reitoria da UNESP, no centro de São Paulo. A mostra, intitulada "Preto & Branco", tem a curadoria do crítico de arte Oscar D Ambrósio e apresenta um conjunto de vinte obras em preto e branco de artistas que apoiam o Lab, como Atalie, Ivo Indiano, Gerson Oliveira e Denise Muller, assim como grandes nomes da arte brasileira, como Renina Katz e Iole di Natale. Obras de artistas falecidos, como Salles Dounner, também compõem a mostra, representativa do acervo do museu de artes do Lab.

Exposição: Preto & Branco
Exposição: Preto & Branco
Exposição: Preto & Branco

 

LAB colabora com Centro de Memória do Patrimônio Regional (postado em 18 de junho 2012)

 

 

Criado em 2009, o Centro de Memória Digital da Fundação de Ensino Superior de Passos, unidade agregada à Universidade do Estado de Minas Gerais, com o apoio da FAPEMIG, articula competências na área cultural e tecnológica para aplicação da tecnologia digital na preservação, pesquisa, documentação e divulgação do patrimônio histórico e da memória regional.
Neste sentido, visando salvaguardar o seu rico acervo de fotos da cidade de Franca, o Laboratório das Artes disponibilizou ao Centro de Memória seu acervo, que após ser digitalizado, pode ser consultado pelo link:
http://www.fip.fespmg.edu.br/memoria/index.html
Coordenado pelo prof. Dr. Marcelo Santos, a partir de iniciativas concretas como a adotada pelo Lab na preservação do patrimônio cultural constituído pelo seu acervo, o Centro de Memória da FESP-UEMG é importante para toda a região do nordeste paulista e do sul de Minas Gerais, que possuem histórias comuns.

 

Aberta Exposição de Projetos Premiados de Arquitetura  (postado em 12 de junho 2012)

 

 

No último dia 11 de junho, foi inaugurada no Laboratório das Artes a exposição "10° Prêmio Jovens Arquitetos", do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB, em parceria com a seção local da entidade, com a presença do arquiteto e urbanista Cláudio Ferreira Barbosa, presidente do IAB-Franca e convidados, incluindo arquitetos e artistas. A mostra fica em cartaz de 11 de junho a 31 de julho de 2012, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

Exposição: 10° Prêmio Jovens Arquitetos
Exposição: 10° Prêmio Jovens Arquitetos
Exposição: 10° Prêmio Jovens Arquitetos

 

Projetos do Prêmio Jovens Arquitetos do IAB no Laboratório (postado em 08 de junho 2012)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 11 de junho (segunda-feira), a partir das 20 horas, a mostra "10° Prêmio Jovens Arquitetos", do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB, em parceria com a seção local da entidade, que tem por objetivo reunir, debater, destacar, estimular, promover intercâmbio e divulgar os trabalhos dos jovens arquitetos e, nesse sentido, contribuir para a análise do processo de evolução da produção e das tendências arquitetônicas mais recentes do país.
Segundo o arquiteto e urbanista Cláudio Ferreira Barbosa, presidente do IAB-Franca, são várias as categorias analisadas pelo júri, tanto em arquitetura (obra construída e projeto), urbanismo (obra construída e projeto) e ensaios críticos, premiando três trabalhos e estabelecendo também menções honrosas.
A Comissão Julgadora foi composta pelos arquitetos Ângelo Bucci, Claudio Libeskind e Francisco Fanucci, jurados da categoria Arquitetura; Francisco Spadoni e José Paulo de Bem da categoria Urbanismo; Carlos Egidio Alonso, Luis Espallargas e Sheila Walbe Ornstein da categoria Ensaios Críticos. O júri analisou um total de 172 trabalhos, sendo 142 trabalhos na categoria de Arquitetura; 14 trabalhos na categoria Urbanismo e 16 trabalhos na categoria de Ensaios Críticos.
Na ata, o júri ressaltou a alta qualidade da maioria dos projetos apresentados ao 10° Prêmio Jovens Arquitetos, que expressa a grande importância da arquitetura brasileira, resultado da produção dos jovens arquitetos, em projetos diversificados, desde habitação de interesse social a uma sinagoga. A mostra fica em cartaz de 11 de junho a 31 de julho de 2012, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas
Exposição: 10° Prêmio Jovens Arquitetos

 


INICIAL 40 39 38 37 36 35 34 33 32 31 ...