Acervo do LAB recebe cinco novas obras (postado em 02 de dezembro 2012)

 

 

O acervo permanente do Laboratório das Artes recebeu neste mês de Novembro obras de mais cinco artistas, que vão enriquecer sobremaneira o conteúdo das próximas mostras do acervo. São obras de Inos Corradin (que vive atualmente em Jundiaí), da ribeirão-pretana Mônica Nador, da uberabense Marly Kahtalian, da professora de artes da Unicamp Lygia Eluf e de Olimpia Campos.
São gravuras em metal e serigrafias, que trazem para o acervo ainda mais qualidade e que poderão ser vistas já na próxima mostra do acervo em Dezembro, juntamente com novas obras adquiridas durante o ano, como do pintor Ricardo Augusto e do gravador George Gutlich.


 

Temporada 2012 vai terminar com Exposição de 12 artistas (postado em 13 de novembro 2012)

 

 

O Laboratório das Artes programou para o mês de Dezembro, juntamente com a exposição de seu acervo permanente, uma mostra de desenhos e pinturas de 12 artistas da região que participaram do projeto do calendário 2013 da empresa Marka, que fabrica elementos pré-moldados de concreto e parceira do LAB.


 

LAB planeja 2013 (postado em 13 de novembro 2012)

 

 

A equipe do LAB deve fazer no final do mês de Novembro um planejamento do calendário de atividades para o ano que vem, discutindo novos projetos, mostras e outras ações pelas artes plásticas modernas de Franca e região. Dentre os projetos em andamento, inclui-se um livro de artes visuais, com o acervo permanente e a participação no projeto Estampa SP 2013, que desenvolve várias ações para a democratização do acesso à arte através da gravura.


 

Exposição de Mariana Parzewski continua em cartaz (postado em 13 de novembro 2012)

 

 

Até o dia 6 de Dezembro, permanece em cartaz na sede do Lab a mostra "Sutilezas", da jovem artista plástica francana Mariana Parzewski, formada em Artes Visuais pela UFMG em 2008. A inauguração da exposição foi bastante concorrida e impressionou os visitantes pela qualidade das obras.
A série de pinturas que compõe a mostra surgiu com o intuito de estimular o espectador a fazer a experiência de resgatar as sutilezas que passam despercebidas no cotidiano, observar os pequenos detalhes das paisagens que tão apressadamente passam por nossos olhos.

Exposição Sutilezas - Mariana Parzewski
Exposição Sutilezas - Mariana Parzewski
Exposição Sutilezas - Mariana Parzewski

 

Laboratório das Artes apresenta mostra Sutilezas, de Mariana Parzewski (postado em 08 de novembro 2012)

 

 

O Laboratório das Artes abre dia 10 de Novembro (Sábado), às 20 horas, a mostra da jovem artista plástica francana Mariana Parzewski, formada em Artes Visuais pela UFMG em 2008.
Mariana costuma dizer que nasceu para estudar artes, desde muito pequena se interessou por pintura. Apesar de ser frequente no seu trabalho a pintura em preto e branco, as cores sempre a fascinaram.
Foi fortemente influenciada pelos professores Mario Zavagli, professor de pintura, por aproximá-la de artistas referenciais e novas técnicas, assim como por sua postura crítica, por Vlad Poenaru, que mostrou que a Arte não é feita apenas de belas obras, mas de grandes inquietações e questionamentos dos artistas e que nada deve ser feito sem uma intenção e também por Conceição Bicalho, sua orientadora no trabalho de conclusão de curso, que a ajudou a clarear todas as fases da sua produção pictórica e entender o que realmente acontecia dentro deste processo.

Mariana tem participado de diversas mostras, como SPREEKWOORDEN: os provérbios holandeses, no Espaço Cultural Nadir Kfouri da PUC/SP, em São Paulo (2012), Silenciosas Metrópoles na Pinacoteca Municipal de Franca (2011), assim como algumas mostras no período em que estudou em Belo Horizonte.
Costuma trabalhar com séries. "Silenciosos Passos" surgiu em 2006. Foram as primeiras pinturas P&B. Dentro desta primeira série em preto e branco, surgiram alguns detalhes em azul ultramar. Pequenas sutilezas que tomavam evidência nas pinturas. Logo após essa primeira fase, surgiu a série "Silenciosas metrópoles". Aqui, as pinturas ainda são em preto e branco, mas as esmagadoras metrópoles surgem com seus becos formados pelos corredores de prédios. Toda essa relação excesso e sutileza, som e silêncio fascinam a artista, pois imagina para além da pintura a busca daquilo que passa despercebido à maioria das pessoas.
Já a série das "Sutilezas" surgiu com o intuito de estimular o espectador a fazer a experiência de resgatar as sutilezas que passam despercebidas no cotidiano, observar os pequenos detalhes das paisagens que tão apressadamente passam por nossos olhos.
Esta é uma série de pinturas realizadas a partir de fotografias do seu banco de imagens coletadas principalmente em uma viagem a Roma e a Turquia em 2008. São imagens que pelo excesso de informação em cores, personagens e objetos deixam despercebidos algumas sutilezas. Tais detalhes são em outra instância ampliados, vão sendo construídos então jogos entre o excesso de cor, a cor e o preto e branco. Agora, a série de pinturas em cores foi feita com a tinta a óleo bem diluída e sem empastes de tinta.
Nascida no interior do Estado, teve pouco contato com os grandes centros urbanos. Moradora do centro da cidade durante um ano, foi conquistada pela metrópole, que lhe suscita sentimentos contraditórios. A cidade torna-se o lugar do inevitável, da luta pela sobrevivência, do medo, da angústia, do desespero, mas também da esperança. Nas cidades tudo convive. Entre o excesso e a sutileza o espaço é mínimo. A maioria das pinturas foram realizadas a partir de fotografias do seu banco de imagens coletadas principalmente em uma viagem a Roma e a Turquia em 2008. Mas algumas fotografias da cidade de São Paulo também serviram como referencia. Não escolhe as imagens por serem de cidades estrangeiras, mas sim, pela composição dos prédios e dos becos. A fotografia e a pintura andam juntas.
A exposição estará aberta para visitação até 6 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas.

Serviço

Exposição: "Sutilezas", de Mariana Parzewski
Abertura: dia 10 de Novembro, Sábado às 20 horas
Visitação: 10 de Novembro a 06 de Dezembro de 2012
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Sutilezas: Mariana Parzewski

 

Exposição de Mariana Parzewski (postado em 02 de novembro 2012)

 

 

Já está tudo programado para a inauguração, no dia 10 de Novembro (sábado), da exposição de pinturas e fotografias da artista plástica Mariana Parzewski, francana formada em artes pela UFMG. São pinturas que tem como ponto de partida imagens obtidas pela autora em suas viagens, criando diálogos entre o claro e o escuro, o preto e branco e a cor, com figurações que retratam a solidão e a atmosfera por vezes opressiva das grandes cidades do mundo. A mostra de Parzewski vai substituir a coletiva "Insinuador", dos jovens artistas francanos Alexandre Souza, Marcus Flávio e Uiliam José, que encerra no dia 6 de novembro e que está tendo grande visitação de público.


 

Lançamento de Livro foi sucesso em Passos MG (postado em 02 de novembro 2012)

 

 

Com grande participação de estudantes e professores da FESP, campus da UEMG e ampla cobertura da imprensa de Passos, foi lançado o livro "No macio da paina", do arquiteto Mauro Ferreira, editado pelo Lab e Edifesp. O evento, que foi antecedido por uma discussão do autor com participantes do grupo Memória de Passos, é parte da estratégia do LAB de se tornar conhecido como movimento cultural regional.

Lançamento do Livro - No Macio da Paina em Passos
Lançamento do Livro - No Macio da Paina em Passos
Lançamento do Livro - No Macio da Paina em Passos

 

Gravadora Denise Muller visita LAB (postado em 02 de novembro 2012)

 

 

No dia 31 de outubro, a gravadora ribeirão-pretana Denise Muller esteve em visita de trabalho ao Laboratório das Artes, utilizando os equipamentos do laboratório de gravura para imprimir seus trabalhos e demonstrar técnicas que utiliza em sua produção artística. Denise é uma das integrantes do projeto submetido ao Estampa SP 2013, que o Lab encaminhou aos organizadores do evento no ano que vem.


 

Livro editado pelo LAB vai ser lançado em Passos - MG (postado em 21 de outubro 2012)

 

 

O livro "No macio da paina", do arquiteto Mauro Ferreira, editado pelo Lab e Edifesp como parte das comemorações dos 30 anos do Laboratório das Artes vai ser lançado em Passos no próximo dia 24 de outubro, a partir das 18 horas, na Câmara Municipal daquela cidade mineira com a presença do autor. O evento fará parte do Inova FESP, um conjunto de eventos culturais e de apresentação de pesquisas científicas realizadas pela Fundação de Ensino Superior de Passos, unidade agregada à Universidade do Estado de Minas Gerais. Quem já está lendo o livro é o consagrado escritor Ignácio de Loyola Brandão, que enviou carta ao Lab contando sua satisfação em fazê-lo.

 

Alunos da INFACAPE visitam o LAB (postado em 18 de outubro 2012)

 

 

O Lab recebeu nesta semana a visita de um grupo de alunos da Fundação Cavalheiro Petraglia, a INFACAPE, coordenados pela professora Adriana Gomes em companhia da psicóloga Maria Cristina Silveira. Durante a visita guiada, os estudantes puderam observar as instalações interativas e pinturas que compôem a mostra "Insinuador", dos jovens artistas francanos Alexandre Souza, Marcus Flávio e Uiliam José, com seus aspectos lúdicos e estéticos. A mostra permanece aberta ao público até o dia 6 de Novembro.

VISITA ALUNOS INFACAPE
VISITA ALUNOS INFACAPE
VISITA ALUNOS INFACAPE

 


INICIAL 40 39 38 37 36 35 34 33 32 31 ...