Oficina de Arte "Origami de Natal" (postado em 17 de novembro 2010)

 

 

Será realizada pelo Lab, em parceria com o Calendas, no dia 17 de novembro (quarta-feira), no período noturno, uma oficina de arte com a temática sobre o uso do origami para a criação de enfeites de natal. O origami é uma técnica oriental tradicional de arte com o uso de papel e a oficina será conduzida pela artista plástica e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves. As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3406-3033. O investimento será de R$ 30,00 (trinta reais).

 

Exposição do Grupo Olho Latino (postado em 04 de novembro 2010)

 

 

A exposição do grupo de gravura Olho Latino, com a participação do núcleo de gravura da Unifran e do Laboratório, além da artista convidada Denise Muller, prossegue até o dia 12 de novembro e a visitação é gratuita. A partir do dia 16, deve abrir ao público a exposição da artista plástica de Ribeirão Preto Eny Aliperti. Em dezembro, no encerramento das atividades artísticas do ano, ocorrerá uma exposição das obras recentes da artista francana Atalie Rodrigues Alves, que não apresenta seus novos trabalhos na cidade há vários anos.

 

Oficina de Arte sobre ORIGAMI (postado em 04 de novembro 2010)

 

 

Foi realizada pelo Lab no dia 04 de novembro a oficina de arte com a temática sobre o uso pedagógico do origami, técnica oriental de arte com papel, iniciativa conjunta com o Calendas para capacitar professores e pedagogos da área de educação artística no preparo de atividades e das possibilidades educativas proporcionadas às crianças. Com o sucesso da iniciativa, serão previstas pelo Lab e Calendas novas atividades educacionais para o ano próximo.

 

Oficina de Arte sobre "A Criança e o Museu" (postado em 25 de outubro 2010)

 

 

Foi realizada pelo Lab no dia 21 de outubro, oficina de arte com a temática "A Criança e o Museu", iniciativa conjunta com o Calendas para capacitar professores e pedagogos da área de educação artística no preparo de atividades e das possibilidades educativas proporcionadas às crianças por uma visita proveitosa a um museu de arte.  A oficina aproveitou a exposição em cartaz no Lab para discutir técnicas e metodologias apropriadas para criar interesse nas crianças pelas atividades de artes visuais. A coordenação geral da oficina ficou a cargo da artista e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves.

 

Visitas Monitoradas à Exposição do Grupo Olho Latino (postado em 25 de outubro 2010)

 

 

O projeto Leituras Plásticas implantado pelo Lab visando ampliar o público de artes visuais modernas na cidade realizou diversas atividades na semana passada, tendo como foco a exposição de gravura do grupo de arte Olho Latino. Turmas de estudantes de educação artística da Universidade de Franca e do PET - Senac visitaram a mostra, receberam orientação e atividades ligadas ao processo de produção das gravuras, em especial de xilo e metal, além de propiciar aos alunos o encontro com artistas do núcleo de gravura da Unifran e do Laboratório. A exposição prossegue até o dia 12 de novembro e a visitação é gratuita.

 

Calendário de Exposições de 2011 está em preparação (postado em 25 de outubro 2010)

 

 

O Lab iniciou o planejamento de atividades para o próximo ano. Foram realizadas visitas e contatos com os organismos de cultura das cidades de Araraquara e São Carlos, com o objetivo de discutir possíveis parcerias e exposições de artistas modernos daquelas cidades em Franca. Além disso, ateliês de várias cidades da região tem sido visitados para estabelecer novos intercâmbios e convites para apresentação de trabalhos de artistas de Barretos, Batatais Catanduva e Ribeirão Preto, bem como de grupos paulistanos.
Dentre os objetivos dos artistas do Lab para 2011, estão mostras didáticas de artes visuais modernas, oficinas e cursos de arte, além da ampliação do acervo permanente do museu regional do Lab.

 

Grupo Olho Latino expõe gravuras no LAB e em Lima, Peru (postado em 17 de setembro 2010)

 

 

O grupo de arte Olho Latino expõe "Agregados de la expresión colectiva" de 18 de outubro a 12 de novembro no Laboratório das Artes, reunindo 20 gravuras com grandes dimensões de 12 artistas.
A mostra está sendo feita simultaneamente com a participação do grupo Olho Latino em exposição no Instituto Cultural Peruano em Lima, Peru. A gravura possibilita que o artista faça tiragem da matriz, ou seja, faça a mesma obra mais vezes. A matriz mais usada pelo grupo é a madeira, modalidade técnica conhecida como xilogravura.
Cada um dos artistas fez a sua gravura sendo composta por três partes, para que fosse desmembrada e misturada às demais partes de outras gravuras, formando assim uma nova obra. Isso explica o título da mostra, pois são obras que podem se multiplicar quando as partes são casadas entre as diferentes peças, formando um trabalho coletivo.
O grupo de artistas, coordenado pelo prof. Dr. Paulo Cheida Sans, faz parte do setor de arte-educação do Museu Olho Latino, com sede em Atibaia. A primeira mostra dele foi realizada na Galeria da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, em 1996. A partir daí, o grupo já expôs em mais de 50 mostras realizadas em várias cidades, entre elas, São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG) e Jundiaí (SP).
Sobre as obras, Celina Carvalho, coordenadora adjunta do grupo, diz que "as partes soltas das gravuras oferecem inúmeros modos de apresentação e, em cada nova disposição das peças, a obra fica inédita por dar um resultado totalmente diferente da matriz idealizada".
O grupo Olho Latino é formado por 12 artistas residentes em cidades do interior do Estado de São Paulo. Todos são formados em Artes e são artistas com currículos extensos. Alguns foram premiados em salões e expuseram no exterior. Participam da mostra os seguintes artistas: Alex Roch, Cibele Marion Sisti, Celina Carvalho, Elika Ito, Flávia Bresil Palhares, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira e Young Koh.
Na mesma exposição, serão apresentadas obras da convidada especial, a gravadora Denise Muller, de Ribeirão Preto, ao lado dos trabalhos dos artistas francanos do Núcleo de Gravura da Universidade de Franca, composto por Alexandre Souza, Gerson Oliveira, Ivo Indiano, Jefferson Basilio e William Moretti.

 

Exposição

Artista de Ribeirão Preto visita o LAB e doa Obra ao Acervo (postado em 02 de outubro 2010)

 

 

A artista plástica e gravadora Denise Muller, que possui ateliê em Ribeirão Preto, veio conhecer as instalações do Lab, deixar suas obras que vão compor a próxima exposição de gravuras como artista convidada, que será feita em parceria com o Museu Olho Latino e entregar obra de sua autoria doada para o acervo. Denise aproveitou para convidar os artistas vinculados ao Laboratório das Artes para uma exposição em Ribeirão Preto, parceria que pode divulgar ainda mais os artistas modernos da cidade e ampliar o intercâmbio regional.
Denise é psicopedagoga, mas desde 1996 vem atuando nas artes visuais, tendo realizado vários cursos de formação em desenho, pintura, escultura e gravura, em suas mais diversas técnicas. Além disso, ela tem participado de várias exposições coletivas e realizado individuais em Ribeirão Preto e região. Além de doar uma obra ao acervo, Denise trouxe para os participantes do Lab exemplares de um amplo e bonito catálogo de sua obra recente, editado pela própria artista.

 

Visita Denise Muller

Inaugurada Exposição de Charges (postado em 17 de setembro 2010)

 

 

Foi inaugurada pelo Lab no sábado, 11 de setembro, a exposição de charges da dupla Váscoli, com a presença de bom público. Ao evento compareceram os dois autores, Ivan Vasconcelos e Magela Oliveira, que puderam conversar com os visitantes e autografar seu livro "O dia-a-dia que virou História". O projeto da exposição permite ao leitor fazer um bem-humorado giro pela história recente do Brasil, retratada pelos dois artistas originalmente para o jornal diário "Folha da Manhã", da cidade de Passos (MG).
A exposição permanece em cartaz até o dia 8 de outubro. A exposição tem recebido visitas monitoradas de classes de estudantes, que discutem o trabalho dos dois artistas e conhecem as demais atividades desenvolvidas pelo Lab. Na última semana, alunos do PET-Senac e de Design da Unifran tiveram oportunidade de conhecer as charges do Váscoli.

 

Exposição
Visitas
Visitas

Laboratório das Artes abre Exposição de Humor (postado em 09 de setembro 2010)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 11 de setembro (sábado), a partir das 20 horas, a mostra de humor da dupla Váscoli, que reúne elementos expressivos e significativos da produção de charges e cartuns de Ivan Vasconcelos e Geraldo Magela Oliveira, que atuam na imprensa regional desde 1987, principalmente na Folha da Manhã, jornal diário de Passos.
A dupla Váscoli possui um currículo admirável para quem vive e produz arte no interior. Já foram selecionados para o Salão de Humor de Piracicaba, o mais importante do gênero no país e também receberam prêmios pela qualidade do seu trabalho, como do II Salão de Humor sobre Meio Ambiente. Em 2003, lançaram seu primeiro livro, "O dia-a-dia que virou História", com 350 charges que contam a história do Brasil e do Mundo pela ótica engraçada e engajada dos dois autores, além de proporcionar o conhecimento dos seus métodos de trabalho e de atuação conjunta na criação.
O traço certeiro e detalhado do arquiteto Ivan, também autor de excelentes projetos de arquitetura em Passos e região, e a verve viperina do jornalista Magela se aliam para fazer surgir charges a partir de uma visão particular e divertida do cotidiano de uma cidade do interior (afinal, são todas iguais) e dos acontecimentos da política brasileira e internacional e constituem um amplo painel da vida no final do século XX e do início do XXI. É matéria antropológica pura para rir, que é o melhor remédio, diria a dupla.
Dentre os objetivos da exposição, além de apresentar uma arte pouco divulgada como a charge e o cartum, está incluída a disposição do Lab de fazer a divulgação sistemática do trabalho de autores da cidade e região pouco conhecidos do público.
A exposição vai de 11 de setembro até o dia 8 de outubro.

 

Charge
Charge
Charge

INICIAL ... 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 ...