Acervo do LAB Recebe Obra de Marcelo Grassmann (postado em 09 de agosto 2011)

 

 

O acervo permanente do Lab acaba de receber em doação uma gravura em metal do artista Marcelo Grassmann, um dos principais expoentes da gravura brasileira. É a centésima obra incorporada ao acervo do movimento. Marcelo Grassmann nasceu em São Simão, em 1925. É gravador, desenhista, ilustrador e professor. Passou a realizar xilogravuras a partir de 1943. Reside no Rio de Janeiro a partir de 1949, atuando como ilustrador. Frequentou, no Liceu de Artes e Ofícios, os cursos de gravura em metal e de litografia. Em 1969, sua obra completa foi adquirida pelo governo do Estado de São Paulo, passando a integrar o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 1978, a casa em que nasceu, em São Simão, foi transformada em museu, por iniciativa da Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia de São Paulo, e tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo - Condephaat no mesmo ano.

 

 

Exposição de Gravuras e Colagens de Jeferson Basílio será Inaugurada dia 5 de Agosto (postado em 01 de agosto 2011)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 05 de agosto (sexta-feira), a partir das 20 horas, a mostra intitulada Percursos e Rupturas, uma exposição de gravuras e colagens do artista plástico Jeferson Basílio. Jeferson Basílio nasceu na pequena cidade de Fátima do Sul (MS) em 1982, e mudou-se para Francisco Dumont, cidade situada a 300 km de Montes Claros, no norte de MG e depois para Bocaiúva, no final dos anos 80.
Queria fazer literatura e foi para Diamantina cursar letras na FAFIDIA em 2003, gostava de escrever e ler, principalmente Machado de Assis. Insatisfeito com o curso, acabou vindo para Franca cursar Psicologia em 2004. Com dois meses de curso na Psicologia, assistiu a uma aula de arte e transferiu de curso, formando-se em educação artística em 2006. Como estudante, foi incentivado por dois professores, Ivo Indiano e Geraldo Lara, e começou a fazer aulas de gravura com os dois em Ribeirão Preto aos sábados para estudar as diversas técnicas, como metal, xilo, lito e linóleo. Logo que se formou, foi contratado como técnico do laboratório de artes da Universidade de Franca, onde trabalha atualmente. É sua primeira exposição individual.

 

Exposição: Percursos e Rupturas

 

Laboratório das Artes vai realizar Passeio para Divulgar o Patrimônio Cultural de Franca (postado em 01 de agosto 2011)

 

 

O Laboratório das Artes vai promover mais um passeio para divulgar e discutir a preservação do patrimônio cultural arquitetônico de Franca, desta vez com ênfase na sua História Urbana. A atividade será realizada na manhã do dia 7 de agosto, domingo, a partir das 9:30 horas, partindo da sua sede da rua Cuba, 1099 (Jardim Consolação). Trata-se de atividade que faz parte dos objetivos do movimento cultural, fomentando a discussão sobre a preservação do patrimônio cultural local.
O passeio será conduzido pelo arquiteto e professor da UEMG Mauro Ferreira, um dos coordenadores do Lab. As inscrições (gratuitas) podem ser agendadas pelo telefone do Lab (3722-5004), de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas.

 

PasseioPatrimônio Cultural

 

Museu Nacional de Belas Artes faz Parceria com o LAB para Catalogação do Acervo (postado em 25 de julho 2011)

 

 

O Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, através do Museu Nacional de Belas Artes - MNBA, acaba de fazer parceria com o Laboratório das Artes para catalogar todo o seu acervo de pinturas, gravuras, desenhos e esculturas. Um sofisticado software desenvolvido pelo MNBA vai permitir, através do trabalho voluntário da estudante Juliana Amaral Leopaci, do curso de História da UNESP, que todas as informações sobre obras do acervo permanente do Lab sejam catalogadas e gerenciadas, aprimorando a qualidade da documentação referente às obras e respectivos autores, incluindo sua padronização.

 

 

LAB vai divulgar Arte Moderna na Região (postado em 25 de julho 2011)

 

 

Iniciativa do Lab vai divulgar a produção de gravuras, pinturas e desenhos de artistas modernos em toda a região. Estão em andamento tratativas com diversas prefeituras e museus de arte de cidades vizinhas, como Ribeirão Preto, Sertãozinho, Uberaba e Passos, onde deverão ser realizadas mostras coletivas de um grupo de artistas que apóiam e participam do Lab, como Gerson Oliveira, Ivo Indiano, Jeferson Basílio, Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Geraldo Lara, Mauro Ferreira, Alexandre Souza, Toninho Delmônaco e Paulo Moreira.
O projeto vai divulgar as artes visuais de Franca e vizinhança, fomentando a consolidação de um circuito regional e a formação de público para conhecer a produção dos artistas do Lab.

 

 

Novidades para 2012 (postado em 25 de julho 2011)

 

 

Em visita a São Paulo, Atalie Rodrigues Alves e Mauro Ferreira visitaram ateliês e galerias de arte na capital e em Santo André. Na oportunidade, foram iniciadas conversas com diversos artistas que poderão expor no Lab na próxima temporada. Também foram obtidas doações ao acervo de obras de importantes artistas, que brevemente poderão ser conhecidas do público, na exposição anual do acervo, em dezembro.

 

 

FDE NÃO Autoriza Parceria entre Escolas e LAB (postado em 07 de julho 2011)

 

 

A partir de indicação da Diretoria Regional de Ensino, o FDE, organismo estadual que apóia a educação pública mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, entrou em contato com o Lab para firmar uma parceria, com o objetivo de permitir a inclusão do Museu do Lab como espaço de visitação e de atividades culturais de artes visuais aos estudantes da rede estadual.

No entanto, segundo parecer jurídico do FDE, teria que ser formalizado um convênio com pessoa jurídica, o que não é possível acontecer, pois o Lab é um movimento artístico que se organiza informalmente, apenas aglutina os artistas e realiza concretamente ações culturais, como a manutenção do seu Museu de Arte Moderna Regional. Infelizmente, perdem os estudantes e professores da rede pública estadual, que não terão o incentivo necessário para visitar o Lab e participar de suas ações culturais.

 

Ecos do Passeio Modernista (postado em 07 de julho 2011)

 

 

"A experiência de andar pela cidade e vê-la com um olhar diferente foi muito gratificante. Só algumas pessoas tiveram esse privilégio, e eu fui um deles. Escolhi duas fotos, não porque achei que elas representassem o começo de uma nova arquitetura da cidade de Franca, pois outras também são belíssimas como algumas da área central. O prédio dos bancários é uma imagem representativa que tenho das primeiras vezes que vim à Franca, mesmo antes de mudar para cá. Quando o ônibus da Viação Aparecida descia pela Rua Voluntários da Franca lá pelos meados dos anos 70, nunca tinha visto um edifício na minha vida e aquilo para mim era a grande novidade. Era mais um caipira de Minas no bom sentido da palavra que chegava na cidade cheio de esperança numa vida melhor que aquela vivenciada no meio rural." São palavras do João Mamédio, um dos participantes do passeio modernista realizado pelo Lab no final do mês passado. É por isso que o Lab planeja outros passeios, em agosto teremos novidades.

 

Passeio pela Arquitetura Modernista do Centro de Franca

 

Jeferson Basílio prepara Exposição (postado em 07 de julho 2011)

 

 

O artista Jeferson Basílio está ultimando os preparativos para a próxima exposição do Lab, em agosto. A mostra deverá se chamar "Percursos e Rupturas" e será a primeira individual do artista, que incluirá gravuras e colagens em linguagem contemporânea. Enquanto isso, permanece em cartaz até o final de julho a exposição "Curto Circuito Impossível", de Rodrigo Machado.

 

Inaugurada Exposição CURTO CIRCUITO IMPOSSÍVEL (postado em 28 de junho 2011)

 

 

Foi inaugurada sábado a exposição Curto Circuito Impossível, com a presença do autor, o artista paulistano Rodrigo Machado, formado em artes plásticas pela FAAP. Durante o vernissage, além de conhecer o artista, apreciar as obras e discutir seu conteúdo, os visitantes puderam participar de uma espécie de action painting que foi proposta por Rodrigo. O resultado foi a criação de uma obra coletiva, que também vai integrar a exposição, que prossegue em cartaz até o dia 31 de julho.

 

Exposição Curto Circuito Impossível Exposição Curto Circuito Impossível Exposição Curto Circuito Impossível

 


INICIAL ... 30 29 28 27 26 25 24 23 22 21 ...