Mostra de Percival Tirapeli (postado em 13 de Junho 2016)

 


Segue em cartaz até o dia 22 de Julho a espetacular exposição do artista plástico e professor do Instituto de Artes da UNESP Percival Tirapeli. A mostra, que trouxe o artista a Franca para uma palestra sobre arte contemporânea, é expressiva da produção atual do artista e um exemplo de integração entre a atividade artística, a docência e a pesquisa em artes visuais.


CineLab apresenta Spotlight - Segredos Revelados (postado em 13 de Junho 2016)

 


Na próxima Quinta-feira, 19 de Maio, o CineLab apresentará o filme "Spotlight – Segredos Revelados", a partir das 20 horas. Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos da arquidiocese de Boston. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.
Dirigido por Tom McCarthy o filme foi estrelado por Mark Ruffalo e Michael Keaton. Conquistou inúmeros prêmios e foi recebido positivamente pela crítica. Um defensor da Igreja Católica criticou o filme no The New York Times afirmando que Spotlight é uma deturpação de como a Igreja tratou os casos de abuso sexual. O filme foi indicado a seis Oscars na premiação de 2016, vencendo em dois: Melhor Roteiro Original e Melhor Filme.


Laboratório das Artes traz Pinturas de Percival Tirapeli (postado em 06 de Junho 2016)

 


Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 11 de Junho (sábado), a partir das 9h30 a mostra Pinturas de Percival Tirapeli, que expõe pela primeira vez em Franca com a série de pinturas Núpcias.  Asérie compreende cinco telas de 1,50 x 1,00m, em acrílico sobre lona e novas paisagens de apontamentos ecológicos. Ao lado de Núpcias, obras também abstratas como Homenagem a Mondrian, e figurativo abstratas, da série São Paulo, Arte e Etnias, que trata da vida na megalópole em meio aos destaques do patrimônio arquitetônico da cidade. A abertura será precedida de uma visita guiada e uma palestra sobre arte contemporânea pelo artista.
Embora resida na capital, o artista tem seu ateliê na serra da Cantareira, em Mairiporã, um verdadeiro refúgio a poucos minutos do centro nervoso da megalópole paulistana, e ali tem concebido e realizado séries de paisagens como as ora expostas em Franca, em ambiente propício para a admiração da natureza e arte. Suas pinturas em acrílico sobre tela gravitam entre as memórias de adolescência vivida entre as montanhas da serra da Mantiqueira em Guaratinguetá, e sua experiência de quarenta anos de pintura. Começou a expor em 1972 e, como docente no Instituto de Artes da UNESP, a Universidade Estadual Paulista, ministrou desenho e pintura entre 1987 a 2008; atualmente é professor doutor e titular em História da Arte Brasileira naquela instituição.
A série Núpcias foi iniciada em 2012, entre a realização de duas obras em grande formato, os painéis para o Conselho Estadual de Educação de São Paulo e o da nova sede do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ambos na capital paulista. A jornalista Laura Carneiro escreveu sobre a série:” foi concebida a partir do casamento de sua filha Tarsila, em maio de 2012. São espaços grávidos, formas arredondadas, penetrações coloridas... o artista das cores usou toda sua emoção de homem, de marido, de pai, na inspiração destas obras prenhes de formas e cores. Azuis sutis, lilases femininos, rosas etéreos, marrons telúricos....
As composições verticalizadas ganham espacialidade nos campos pictóricos com o recurso de linhas retas inclinadas a comprimirem as extremidades e abrindo espaços arredondados no centro da tela. Acompanham as retas inclinadas convergentes para o ponto central geométrico, paralelas acima e abaixo - das quais explodem colorações que se movem nos espaços curvos. As pinceladas largas rompem por vezes os espaços comprimidos pelas retas, sobrepondo os gestos insistentes do artista que, com maestria, consegue sequências de veladuras com o acrílico aquarelado.
As linhas das amplas pinceladas se intensificam e tensionam os espaços nas laterais, ora acima das linhas geométricas dos campos retangulares, ora abaixo. Desloca assim para as laterais microcampos pictóricos de interesses visuais, potencializados por manchas de cores intensas e pinceladas gordas, aliviando o centro geométrico que se apresenta mais limpo, com baixas tonalidades - revelando a trama da lona. Esse recurso provoca um brilho intenso nas composições, a ponto de eclodirem depois de intensa gestação de infinitas camadas de finas cores sobrepostas, processo lento que requer paciência nas pinceladas e hora exata da concepção de novas tonalidades obtidas pelas veladuras.
Por fim as cores azuladas remetem às águas, aos líquidos envolventes que possibilitam novas vidas em espaços harmoniosos de paz e silêncio. As cores mais quentes, com vermelhos, laranjas, intensificam as linhas penetrantes- dos fluxos energéticos para a ampliação das formas gestadas. Verdes e rosas equilibram os campos pictóricos e se esparramam por todos os sentidos, ampliando horizontes por vezes interceptados por linhas finas, escuras, sulcadas com espátulas a demarcar fissuras ao mesmo tempo em que unem campos extremos”.

Currículo de Percival Tirapeli (1952)

Mestre e doutor pela ECA/USP. Prof. Titular em História da Arte Brasileira na Universidade Estadual Paulista, UNESP, em São Paulo. Expõe desde 1975. Recebeu dois prêmios e o Grande Prêmio no Salão de Arte Contemporânea de Santo André. Realizou exposições individuais no Museu de Arte Contemporânea da USP, Museo de Arte Moderno de La Paz e Galeria Enio Rossi, Roma, dentre outras. Participou de duas Bienais Internacionais de São Paulo como artista selecionado. Homenageado pela Associação Brasileira de Críticos de Arte em 2016.
Exposições mais recentes: Galeria da ACBEU em Salvador, Galeria Belvedere em Paraty, Espaço de Arte Integrado Paula Unger em Monte Verde (MG), Galeria do Club Athletico Paulistano e Galeria Casa Ranzini, São Paulo. Obras públicas em grandes formatos na FATEC e na Casa Caetano de Campos/Secretaria Estadual de Educação. Realizou exposição sobre sua trajetória artística na Galeria do Instituto de Artes da UNESP em 2015, tendo publicado Arte sobre Arte: depoimentos de Percival Tirapeli sobre o tema.
é pesquisador e professor de História da Arte no Instituto de Artes da UNESP onde lecionou pintura e desenho por 20 anos, e autor de mais de 20 livros sobre arte brasileira.  Foi conselheiro do MAM/SP, trabalhou na Pinacoteca do Estado com Emanoel Araujo, realizou curadorias no Acervo dos Palácios do Governo (Palácio dos Bandeirantes e Campos do Jordão) e no Museu de Arte Sacra de SP. é membro do conselho dos Acervos dos Palácios do Governo de São Paulo e conselheiro do Condephaat/ Secretaria da Cultura (patrimônio estadual). Suas obras estão expostas permanentemente na Casa Ranzini, à rua Santa Luzia, 30, Liberdade, São Paulo.

www.tirapeli.pro.br

Serviço

Exposição: Pinturas, de Percival Tirapeli
Abertura: dia 11 de junho, sábado, às 9h30
Visitação: 11 de junho a 22 de julho de 2016
Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca (SP)
Entrada Franca
Informações: (16) 3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br

Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Exposição: Pinturas, Pervival Tirapeli



LAB prepara nova Exposição e Palestra (postado em 23 de Maio 2016)

 


A programação cultural do LAB segue no início do mês de junho com a exposição de pinturas e uma palestra sobre arte contemporânea do artista Percival Tirapelli, que é Professor titular no Instituto de Artes da UNESP, Universidade Estadual Paulista, Mestre e Doutor pela escola de Comunicações e Artes da USP, licenciado em Desenho e Plástica e Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. é professor na graduação, mestrado, doutorado na UNESP. Possui experiência em artes, focada em pintura e história da arte, autor de 20 livros sobre arte brasileira e especialista no período barroco, atua nos seguintes temas: arte brasileira, patrimônio artístico e cultural, arte e arquitetura religiosa. Como artista plástico, trabalha desde 1975 e participou de duas Bienais Internacionais de São Paulo; expôs individualmente em São Paulo, Brasília e Roma. Como curador, trabalhou na concepção e curadoria em diferentes museus, principalmente sobre arte barroca. Desde 1987, criou e coordena o Barroco Memória Viva, um grupo de extensão e estudos sobre barroco brasileiro, e um grupo de pesquisa homônimo junto à CAPES. Concebeu e coordena o Acervo Digital em Artes Visuais junto à Biblioteca do Instituto de Artes da UNESP, um programa que reúne acervo extensivo de imagens e informações sobre artes visuais e arquitetura barroca brasileira.



Cinelab apresenta "Domingo Sangrento" (postado em 17 de Maio 2016)

 


Na próxima quinta-feira, 19 de Maio, o CineLab apresentará o filme "Domingo Sangrento", a partir das 20 horas. No dia 30 de Janeiro de 1972, na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, foi realizada uma passeata pelos direitos humanos. Sem motivo aparente, soldados britânicos atiraram e mataram quatorze pessoas desarmadas e, a princípio, sem qualquer conexão com o IRA, movimento revolucionário que lutava pela libertação daquele território. Esse episódio ficou conhecido como "Domingo Sangrento" e marcou o começo do conflito transformado em guerra civil. O filme (Bloody Sunday no original), que ganhou o "Urso de Ouro" no Festival de Cinema de Berlim de 2002 mostra a vida de quatro homens envolvidos nos dois lados do conflito. O filme foi dirigido por Paul Greengrass (baseado em livro de Don Mullan), que posteriormente atingiu a fama como diretor da série "Bourne" de filmes de ação.


Cibelab: Domingo Sangrento


Ação Cultural (postado em 17 de Maio 2016)

 


Num momento em que a estrutura pública de cultura do país sofre forte abalo com a extinção do Ministério da Cultura pelo governo Temer, fortalecer as instituições culturais da sociedade é uma tarefa de resistência democrática.
A mostra "Mulheres na Gravura" poderá ser visitada na sede do LAB até o dia 9 de Junho, reunindo 46 obras de 23 artistas, com a curadoria de Atalie Rodrigues Alves.
O livro "Veterana do Além" pode ser adquirido na sede do LAB e também pode ser encomendado pela conta do facebook, onde o interessado receberá instruções para pagamento inbox, sendo o livro enviado pelo correio. Os recursos arrecadados com a venda do livro serão integralmente utilizados na manutenção das atividades do LAB.



Semana dos Museus no LAB (postado em 17 de Maio 2016)

 


Na próxima sexta-feira, dia 20 de Maio, a partir das 10h da manhã na sede da rua Cuba, 1099, será realizada palestra sobre a "Preservação do Patrimônio Cultural em Franca", atividade programada dentro da "Semana dos Museus". A coordenação dos trabalhos estará a cargo do arquiteto Mauro Ferreira e a atividade é aberta e gratuita a qualquer interessado.


Lançamento: Veterana do Além


Lançamento de Livro e Exposição agitam sede do LAB (postado em 15 de Maio 2016)

 


Com o lançamento do livro "Veterana do Além", do arquiteto Mauro e inauguração da mostra “Mulheres na Gravura”, a sede do LAB ficou agitada na noite do sábado, 7 de Maio. A mostra de gravuras poderá ser visitada até o dia 9 de Junho, reunindo 46 obras de 23 artistas, com a curadoria de Atalie Rodrigues Alves.
As gravuras apresentam as mais diversas técnicas, como a xilogravura, gravura de topo, água tinta, água forte, ponta seca, buril, cologravura, relevo seco, serigrafia, pvcgravura, fotogravura e monotipia. é uma rara oportunidade poder ver em Franca as mais diversas técnicas desta arte milenar, com artistas do Brasil e da América Latina, com destaque para Angela Leite, Christina Parisi, Iole Di Natale e Salete Mulin. As participantes são Ana Francisquetti, Angela Leite, Carla Petrini, Christina Parisi, Cleiri Cardoso, Cristina Botallo, Iole Di Natale, Ivone Beltran, Leonor Décourt, Lilian Arbex,  Marisi Mancini, Salete Mulin, Silvia Ruiz e Zila Troper, todas residentes em São Paulo.
Além destas, há trabalhos de Lucie Schreiner (Marechal Rondon, PR), Claudia Sperb (Novo Hamburgo, RS), Maura de Andrade (Arujá, SP), Denise Muller (Ribeirão Preto, SP), Euzania Andrade e Sueli Ferrer (Araraquara, SP), Vera Ferro (Campinas, SP) e da gravadora argentina Julieta Warmann, que reside em La Prata.
O livro "Veterana do Além" pode ser adquirido na sede do LAB e também pode ser encomendado pela conta do facebook, onde o interessado receberá instruções para pagamento inbox, sendo o livro enviado pelo correio. Os recursos arrecadados com a venda do livro serão integralmente utilizados na manutenção das atividades do Lab.


Lançamento: Veterana do Além Exposição: Mulheres na Gravura


"Mulheres na Gravura", com trabalhos de 23 artistas é a nova mostra do LAB (postado em 30 de Abril 2016)

 


Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 7 de Maio (sábado), a partir das 20 horas a mostra Mulheres na Gravura, que reúne 46 obras de 23 artistas, com a curadoria de Atalie Rodrigues Alves.
As gravuras apresentam as mais diversas técnicas, como a xilogravura, gravura de topo, água tinta, água forte, ponta seca, buril, cologravura, relevo seco, serigrafia, pvcgravura, fotogravura e monotipia. é uma rara oportunidade poder ver em Franca as mais diversas técnicas desta arte milenar, com artistas do Brasil e da América Latina, com destaque para Angela Leite, Christina Parisi, Iole Di Natale e Salete Mulin. As participantes são Ana Francisquetti, Angela Leite, Carla Petrini, Christina Parisi, Cleiri Cardoso, Cristina Botallo, Iole Di Natale, Ivone Beltran, Leonor Décourt, Lilian Arbex, Marisi Mancini, Salete Mulin, Silvia Ruiz e Zila Troper, todas residentes em São Paulo.
Além destas, há trabalhos de Lucie Schreiner (Marechal Rondon, PR), Claudia Sperb (Novo Hamburgo, RS), Maura de Andrade (Arujá, SP), Denise Muller (Ribeirão Preto, SP), Euzania Andrade e Sueli Ferrer (Araraquara, SP), Vera Ferro (Campinas, SP) e da gravadora argentina Julieta Warmann, que reside em La Prata.
A exposição permanecerá em cartaz até o dia 9 de Junho.


Serviço
Exposição: Mulheres na Gravura – curadoria de Atalie Rodrigues Alves
Abertura: dia 7 de Maio, sábado, às 20h
Visitação: 7 de Maio a 09 de Junho de 2016
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca (SP)
Entrada Franca
Informações: (16) 3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas


Exposição: Mulheres na Gravura


Laboratório das Artes lança o livro "Veterana do Além" (postado em 30 de Abril 2016)

 


Será lançado no Laboratório das Artes, no próximo dia 07 de Maio (sábado), a partir das 20 horas, o livro Veterana do Além, do arquiteto Mauro Ferreira. Trata-se de uma novela picaresca, que reúne de forma bem-humorada histórias e memórias que relembram a gloriosa e rica história da Francana, tradicional clube de futebol da cidade que está para desaparecer. Através de uma alegoria dos campeonatos de futebol do interior, o autor recria a história da Francana em alto astral, lembrando que a memória e a história da agremiação ainda pode ser diferente, numa cidade onde a preservação da memória cultural tem pouco valor e é relegada ao abandono.

Mauro Ferreira é arquiteto, com vários livros publicados entre contos e romances. é sua segunda novela, cuja inspiração foi dada pelo jornalista esportivo José Trajano, que escreveu o livro "Tijucamérica" e cedeu o argumento central da novela. Mauro é um dos fundadores do Laboratório das Artes e até hoje um dos ativistas culturais que mantém acesa a chama do movimento, que mantém um museu de artes visuais modernas da região em sua sede, mantido com trabalho voluntário de alguns artistas.
O livro foi editado pela Ribeirão Gráfica com capa dos artistas Atalie Rodrigues Alves e Gerson Oliveira. O prefácio é da atriz Agnes Zuliani, uma das artistas do "Terça Insana", espetáculo pioneiro da comédia stand-up. O evento é aberto a todos os interessados pela literatura e arte local. Na mesma noite, será aberta ao público a exposição "Mulheres na Gravura", que reúne trabalhos de 23 gravadoras do Brasil e América Latina.

Serviço

Lançamento: "Veterana do Além", novela picaresca de Mauro Ferreira
Abertura: dia 07 de Maio, sábado, às 20 horas
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Gratuita
Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP


Lançamento: Veterana do Além



INICIAL 60 59 58 57 56 55 54 53 52 51 ...