Atalie lançou Livro em SP (postado em 12 de Outubro 2016)

 


No dia 6 de Outubro, a artista e coordenadora do Laboratório das Artes Atalie Rodrigues Alves abriu sua exposição de aquarelas no Centro Cultural do Mackenzie, intitulada "Janelas" e lançou seu livro "Atalie – 40 anos de arte". O evento atraiu numeroso público e muitos artistas da capital, que puderam apreciar as obras e ter contato com a artista francana. A mostra prossegue até o dia 18 de Novembro, mês em que Atalie vai fazer uma grande retrospectiva de sua obra no LAB e lançar seu livro em Franca.

Exposição Atalie | 40 Anos



Mostra de Denise Muller prossegue (postado em 12 de outubro 2016)

 


A mostra de xilogravuras da artista ribeirão-pretana Denise Muller prossegue na sede do LAB até o próximo dia 20 de Outubro. A exposição será substituída pela mostra do Grupo Sanatorivm, que deve abrir ao público no dia 22 de Outubro.



CINELAB apresenta "Across the Universe" (postado em 12 de Setembro 2016)

 


No próximo dia 15 de Setembro (quinta-feira), a partir das 20 horas o CineLab apresentará o filme "Across the Universe", uma produção americana de 2007 dirigida por Julie Taymor (a mesma de Frida), premiadadiretora de musicais e óperas. O filme retrata os anos 1960, com suas lutas, guerras e paixões, ambientando toda uma época através da obra dos Beatles. O elenco tem jovens talentos que interpretam e cantam, como os ingleses Jim Sturgess e Joe Anderson e a americana Evan Rachel Wood. O filme também conta com algumas participações especiais de músicos, como Bono do U2 e Joe Cocker e da atriz Salma Hayek.
O filme começa em Liverpool, de onde o inglês Jude decide partir para os Estados Unidos em busca de seu pai. Lá ele conhece Max, um estudante rebelde. Torna-se seu amigo e se apaixona pela irmã de Max, Lucy. Esta por sua vez, acaba se envolvendo com os emergentes movimentos de contracultura, da psicodelia e aos protestos contra a Guerra do Vietnã. Em meio às turbulências da época, Jude e Lucy vão passar por situações que colocam sua paixão em cheque. Para quem gosta de música, Beatles e cinema, é imperdível.

Cinelab: Across the Universe



Próxima mostra do LAB trará Xilogravuras (postado em 01 de Setembro 2016)

 


Será inaugurada na sede do Lab no dia 10 de setembro (sábado), a partir das 20 horas, a exposição Frestas, que reúne um conjunto de novas xilogravuras de Denise Muller, artista ribeirão-pretana e participante do Laboratório das Artes. As obras, de grandes dimensões, foram produzidas na técnica da xilo (matriz em madeira), que permite a reprodução dos trabalhos, democratizando seu acesso.
Segundo Denise, "todos nós temos curiosidades sobre as coisas, fatos e acontecimentos. é uma condição que faz parte de todos nós, mas a artista vai além.
A artista se propõe a se envolver de tal forma com as imagens que não basta apenas aquilo que está ao alcance dos olhos de todos. A artista quer penetrar no desconhecido, fazer conjecturas, viajar entre o real e o imaginário e construir um mundo mágico.
A imagem como resultado ganha vida e se torna real. A proposta da artista nessa exposição é fazer-se penetrar através das frestas da realidade, mostrando ao expectador imagens de situações possíveis, mas que não estariam ao alcance de um olhar comum.
Expressões faciais observadas aleatoriamente e momentos íntimos pinçados através do olhar artístico por entre as frestas da vida, deixam perguntas no ar. O que estaria acontecendo do outro lado? Que expressões faciais fazemos sozinhos, e que muitas vezes não podemos demonstrar em público? Ao expectador a artista delega a liberdade de completar com o pensamento cada uma das imagens apresentadas nessa exposição, construindo as próprias conclusões."



CINELAB apresenta "O Menino e o Mundo" (postado em 16 de Agosto 2016)

 


No próximo dia 25 de Agosto (quinta-feira), o CineLab apresentará o filme "O Menino e o Mundo", a partir das 20 horas. Annecy é a cidade francesa onde nasceu Frei Germano d'Annecy, o frade que construiu o Relógio do Sol em Franca, patrimônio histórico simbólico da cidade de Franca. E o que tem Annecy com um desenho animado brasileiro? "O Menino e o Mundo" conquistou, no ano passado, o Prêmio Cristal de longa-metragem no encerramento do 38° Festival do Filme de Animação de Annecy, considerado o epicentro mundial do cinema de animação.
O filme também foi indicado ao Oscar de melhor animação do ano. Não ganhou, mas foi a primeira vez que o Brasil disputou nesta categoria. A animação brasileira narra as aventuras de um menino que vive em uma cidade isolada e que um dia se lança em uma missão para encontrar seu pai. Usando a fantasia e a inocência, o filme aborda os problemas que afetam a Terra hoje, como a globalização, a crise econômica e a perda de valores.
O filme é dirigido pelo cineasta paulista Alê Abreu, de 44 anos, que em 2007 estreou na animação com o filme "Garoto Cósmico".



Prossegue mostra Arquitextura (postado em 16 de Agosto 2016)

 


Até o dia 06 de Setembro é possível ver a exposição de pinturas dos artista plásticos e arquitetos Ivo Indiano e Podô, do grupo Sanatorivm, que trabalham as interfaces entre a arte e a arquitetura.



Mostra de Ivo Indiano e Podô é a próxima atração do LAB (postado em 08 de Agosto 2016)

 


Será inaugurada na sede do Lab no próximo Sábado (6 de Agosto), a partir das 20 horas, a exposição de pinturas "Arquitextos", de Ivo Indiano e Antônio Fernando Pimenta, o Podô, que apresenta trabalhos recentes da dupla de arquitetos-artistas. Ambos procuram fazer uma interface entre a arquitetura e a arte. Ivo junta desenhos, pinturas, conteúdo digital numa obra que é, e ao mesmo tempo não é, representação arquitetônica ou desenho técnico. Já Podô, com suas têmperas, afirma que emprega uma técnica de origem medieval para temas contemporâneos, usando suas vivências em São Tomé das Letras.



Acervo é enriquecido com Obras de Fátima Lourenço (postado em 15 de Julho 2016)

 


O Acervo do Lab ficou mais rico nesta semana, com o recebimento em doação de duas gravuras em metal da artista plástica Fátima Lourenço. As obras serão catalogadas e deverão compor as próximas exposições do acervo, previstas para 2017. Fátima Lourenço é aquarelista, desenhista, especialista em visual merchandising. Começou sua carreira artística participando de salões de arte a partir de 1976 no "VII Salão Paulista de Arte Contemporânea", quando cursava o primeiro ano da Faculdade de Artes Santa Marcelina. Desde então, recebeu várias premiações para trabalhos em desenho, gravura e pintura em aquarela. Em 2003 tornou-se mestre em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, onde vive e trabalha.


Livros do LAB (postado em 15 de Julho 2016)

 


O livro "Veterana do Além", obra do arquiteto Mauro Ferreira publicada pelo LAB, está quase esgotado, tendo recebido boas críticas e aceitação dos leitores. Além disso, encontra-se em fase de diagramação o livro "Atalie 40 anos de arte", que vai fazer parte das comemorações dos 40 anos de atividades artísticas da coordenadora do LAB, a artista plástica Atalie Rodrigues Alves. O livro vai trazer um resumo de sua trajetória artística e imagens de obras de todas as suas fases e séries, incluindo desenhos, pinturas e gravuras. A previsão de lançamento é para Outubro.


Mostra de Ivo Indiano e Podô é a próxima atração do LAB (postado em 15 de Julho 2016)

 


O Lab está ultimando os preparativos para a próxima exposição de pinturas dos artistas Ivo Indiano e Antônio Fernando Pimento, o Podô. A mostra vai apresentar trabalhos recentes da dupla de arquitetos-artistas, prevista para a primeira semana de Agosto. Até o dia 22 de Julho, ainda é possível visitar a espetacular exposição do artista plástico e professor do Instituto de Artes da UNESP Percival Tirapeli.



INICIAL 60 59 58 57 56 55 54 53 52 51 ...