Oficina de Papel Marmorizado (postado em 14 de Dezembro 2016)

 


O LAB vai oferecer no dia 15 de Dezembro uma oficina gratuita para produção de papel marmorizado, que é utilizado na confecção de capas de livros e agendas. Ainda há vagas, mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3722-5004 ou pela conta do LAB no facebook.

Oficina Papel Marmorizado



Projetos para 2017 (postado em 12 de Dezembro 2016)

 


Para o próximo ano, o LAB deverá realizar uma série de projetos artísticos, onde se destacam a criação do "Esquina do LAB", uma série de conferências sobre arquitetura e urbanismo, a manutenção do CineLab, um conjunto de oficinas de arte das mais diversas técnicas e uma série de exposições de artes visuais de alta qualidade, incluindo da renomada artista Vera Ferro de Campinas e uma coletiva de aquarelas com artistas de toda a região. Além disso, o LAB pretende dinamizar a visitação às exposições, articulando-se com as escolas e professores de arte do Jardim Consolação. Outra frente de trabalho será dedicada à realização de atividades de arte-educação, através de parceria com os cursos de artes da UNESP de Bauru e de São Paulo.

Projetos 2017



LAB fará Planejamento para 2017 (postado em 29 de Novembro 2016)

 


No próximo Sábado, 3 de Dezembro, o LAB vai fazer a sua reunião anual de planejamento, tendo como objetivo fazer um balanço das ações realizadas durante o ano e discutir os projetos, ações, obtenção de recursos e o calendário de atividades para 2017. Dentre as atividades, destacam-se o CineLab, que mantém periodicidade mensal, as exposições de artistas modernos de Franca e região, a realização de oficinas de arte gratuitas e a publicação de livros de arte.



LAB oferece Ofinica Gratuita de Origami de Natal (postado em 25 de Novembro 2016)

 


Na próxima Quarta-feira, 30 de Novembro, o LAB oferece gratuitamente uma oficina de origami com temas natalinos. A oficina será coordenada pela arte-educadora Cilda Segadas e pela artista plástica Atalie Rodrigues Alves e será realizada das 14 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3722-5004.

Oficina de Origami de Natal



Cinelab apresenta "Um Belo Verão" (postado em 11 de Novembro 2016)

 


Na próxima quinta-feira, 17 de Novembro, o CineLab apresentará o filme "Um Belo Verão", a partir das 20 horas. No início da década de 1970, Delphine (Izia Higelin) deixa a casa dos pais no interior da França para estudar em Paris. Na agitação da capital, envolve-se nos movimentos de liberação sexual e, na faculdade, conhece Carole (Cécile de France), uma professora casada. Apaixonadas uma pela outra, passam a enfrentar preconceitos e a oposição do marido de Carole. Mas tudo pode mudar quando o pai de Delphine adoece e ela é obrigada a voltar para o interior.
Um Belo Verão é um filme franco-belga de 2015, escrito por Catherine Corsini e Laurette Polmanss e dirigido por Catherine Corsini. Um belo verão aborda menos a questão do preconceito do que da aceitação de si. A liberação da sexualidade feminina surge como meta essencial ao pleno desenvolvimento da sociedade contemporânea. Um Belo Verão acaba sendo um filme didático em sua exibição de opostos: o campo contra a cidade, a repressão contra a liberdade sexual, o conservadorismo contra o pensamento progressista. Mesmo assim, a história de Delphine e Carole é comovente.

CineLab: Um Belo Verão



Exposição de Atalie (postado em 11 de Novembro 2016)

 


No Sábado, 12 de Novembro, foi inaugurada com presença de grande público a exposição "Ocupação Atalie" na sede do LAB, que traz quase cem obras da artista francana, entre pinturas e gravuras de várias fases e ciclos, representando seus 40 anos de atividades artísticas. Na mesma noite, foi lançado o livro "Atalie – 40 anos de arte", que continua a venda na sede do LAB. A mostra de Atalie ficará em cartaz até o dia 30 de Dezembro.



Atalie faz Retrospectiva de sua Obra com "OCUPAÇÃO" no Laboratório das Artes e lança Livro (postado em 09 de Novembro 2016)

 


Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 12 de Novembro (sábado), a partir das 20 horas, a mostra retrospectiva "Ocupação" que reúne significativa parcela da produção da pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves, constituída por aquarelas, desenhos, pinturas e gravuras. Na mesma oportunidade, será lançado o livro "Atalie 40 anos - trajetória", com textos críticos e uma ampla mostra dos quarenta anos de suas atividades artísticas no campo das artes visuais, editado pela Ribeirão Editora.
As obras, criadas a partir de pesquisas realizadas pela própria autora em diversas cidades brasileiras, é uma retomada do ofício tradicional da pintura e da gravura. O objetivo principal das pinturas e gravuras é fornecer ao visitante da exposição múltiplas e diferenciadas possibilidades de leitura de sua arte, pois busca articular a questão da construção da identidade cultural do país através de elementos fundamentais presentes em suas cidades, fortemente influenciadas pelos aspectos regionais.
Para o professor e artista Norberto Stori, "Atalie trabalha as suas aquarelas não com um desígnio documental, mas sim com a sua linguagem artística, pois, trata-se de uma artista antes de tudo fiel a si própria, às suas buscas e verdade pictórica. Não se apega aos modismos e ao mercado de arte. No intimismo de suas obras, a sensibilidade está nas composições formais e cromáticas seguras, revelando a artista no seu ato criador. Espaços organizados dosando a composição com linhas verticais, horizontais, circulares e curvas, cada trabalho existe por si só, obra única. Busca a plasticidade nas formas, nas cores e nos espaços organizados".
Segundo Miguel Buzzar, diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos, "há nas obras de Atalie uma serenidade nas cores que, por vezes, desmancha a geometria precisa, emprestando uma sensação ambígua e inquietante de leveza e densidade. Ambas, leveza e densidade, são atributos que, certamente, podemos verificar em outros artistas, mas em Atalie a sua permanência ao longo dos anos, perpassando vários temas e técnicas distintas, aproxima suas pinturas conferindo identidade e consistência à sua produção".
Atalie, natural de Franca, é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976) e dedica-se ao ofício de artista plástica e professora de artes desde então. Dentre outras atividades, foi também diretora da Pinacoteca Municipal. Atualmente, dedica-se à coordenação das atividades artísticas do Laboratório das Artes de Franca, importante movimento cultural da cidade, do qual foi uma das fundadoras

Serviço
Exposição: "Ocupação Atalie - retrospectiva" – Aquarelas, desenhos, pinturas e gravuras de Atalie Rodrigues Alves
Abertura: dia 12 de Novembro, às 20 horas
Visitação: até 30 de Dezembro de 2016
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10h às 21h e Sábados das 10h às 16h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação - Franca (SP)
Entrada Franca

Exposição: Ocupação | Atalie 40 anos de Arte



Grupo Sanatorivm apresenta experimentos Gráficos e Oficina Gratuita (postado em 18 de Outubro 2016)

 


No dia 21 de outubro será aberta a nova exposição no LAB - o Grupo Sanatorivm vai apresentar seus experimentos gráficos, são oito temas em busca de um artista. Formado por Ivo Indiano, Gerson de Oliveira, Alexandre Souza, Denise Muller, Uiliam José, Chico Rosa, Podô e Otávio Tartari, o grupo francano prossegue com suas pesquisas formais e estéticas, apresentado sua produção recente ao público local.
A abertura será na sexta-feira, 21 de Outubro, a partir das 20 horas e é aberta ao público em geral. Na manhã seguinte (dia 22, Sábado), a partir das 9 horas da manhã, o grupo vai promover uma oficina gratuita - "interferências", aberta aos interessados, que podem se inscrever pelo telefone 3722-5004 ou pelo facebook do Laboratório das Artes.

Exposição: Grupo Sanatorivm



Livro de Atalie está a venda (postado em 18 de Outubro 2016)

 


O livro sobre a obra da artista e coordenadora do Laboratório das Artes Atalie Rodrigues Alves intitulado "Atalie - 40 anos de arte" já está a venda pela internet e no Laboratório das Artes. Pedidos podem ser feitos pelo facebook do LAB das Artes e a publicação será enviada pelo correio.

Livro Atalie 40 Anos



CineLAB apresenta "Diplomacia" (postado em 14 de Outubro 2016)

 


Na próxima quinta-feira, 20 de Outubro, o CineLab apresentará o filme "Diplomacia", a partir das 20 horas. Diplomacia é daqueles filmes que prendem a atenção do espectador mesmo que você saiba onde a história vai parar. O importante não é o "o que", mas o "como".

O filme dirigido pelo alemão Volker Schlöndorff nos remete de volta para 1944, em plena Segunda Guerra Mundial. Fiel, o general alemão Dietrich von Choltitz (Niels Arestrup) se prepara para cumprir as ordens de Adolf Hitler de explodir Paris ante o avanço das tropas aliadas para a libertação da cidade, quase que como por um capricho.

Até que na noite anterior ao trágico plano traçado para a capital da França, ele recebe em seu quarto de hotel a visita inesperada de Raoul Nordling (André Dussollier), o cônsul geral da Suécia, cujo objetivo é convencer o funcionário do Terceiro Reich a abandonar os planos de acabar com a cidade. Apesar dos personagens serem verdadeiros, a trama é fantasiosa. Como um teatro, os dois excelentes atores mantém o ritmo até o final surpreendente, por mais que saibamos que Paris não foi destruída por Hitler.

CineLAB: Diplomacia




INICIAL 60 59 58 57 56 55 54 53 52 51 ...